22/06/2021 5:09 pm

Mata ciliar e sua importância para o meio ambiente

As matas ciliares têm esse nome por fazer uma analogia ao fato de que, da mesma forma como os cílios são importantes e protegem nossos olhos, a cobertura vegetal protege os rios, lagos, represas e córregos, impedindo que o lixo ou sujeiras sólidas, como terra e areia, cheguem até esses locais, mantendo a qualidade da água e, ainda, diminuindo a erosão do solo, sendo assim de suma importância para o meio ambiente.

Por meio delas, os animais silvestres conseguem se deslocar de um local para o outro em busca de alimentos ou até mesmo de um parceiro. Além disso, as matas ciliares permitem ao proprietário diminuir os problemas de erosão do solo e também manter a qualidade das águas dos rios e lagos da propriedade.

Devido a toda essa importância, as matas ciliares são protegidas pela legislação, sendo categorizadas pelo Código Florestal Brasileiro como Áreas de Preservação Permanente (APP’s), sendo obrigatório que os limites dessa vegetação sejam respeitados. No entanto, apesar disso, elas são afetadas pelas pastagens, desmatamento, queimadas e também pelo crescimento urbano desordenado e ilegal.

Por isso, diante desse cenário, se faz cada vez mais necessário buscar o equilíbrio ecológico e a preservação do meio ambiente. No caso das matas ciliares, alguns cuidados necessários para a sua preservação são cercando a área e evitando assim o acesso de animais domésticos e plantando espécies de árvores nativas, especialmente frutíferas.

Fonte:‌‌ ‌Assessoria‌ ‌de‌ ‌Comunicação‌ ‌ 
Texto:‌ ‌‌Thalia‌ ‌Lemos‌ ‌/ Juliana Sousa
Revisão:‌ Adriana Moraes
Arte: Natália Macedo

Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI