Sema reúne comunidades locais do Parque de Mirador para planejamento participativo do Plano de Manejo
Moradores de comunidades do Parque de Mirador estiveram reunidos com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), de 10 a 14, fortalecendo o debate e a participação social para a elaboração do Plano de Manejo do Parque. As oficinas foram realizadas nos Postos de apoio do Zé Miguel (região sul), Geraldina (região oeste), Mel (região sudeste) e Mosquitos (região nordeste) do Parque.
Foram quatro oficinas prévias que contaram com a participação de mais de 200 participantes e representantes de mais de 40 comunidades. O diálogo com os envolvidos teve por objetivo agregar saberes locais e ampliar o alcance e a importância do plano de manejo enquanto instrumento estratégico de gestão.
Pelas redes sociais, o secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, ressaltou a importância do trabalho participativo do Plano de Manejo. “O Parque Estadual de Mirador é um patrimônio natural do Maranhão com papel vital na conservação ambiental, no ecoturismo responsável e na promoção da pesquisa científica”.
As oficinas utilizaram metodologia envolvendo a participação dos moradores, com abordagem sobre o mapeamento e os tipos de recursos naturais utilizados, a importância do Plano de Manejo como instrumento de gestão, assim como a significância de construir o Plano de Manejo de maneira participativa, tendo o olhar local e a vivência dos moradores do Parque Estadual de Mirador.
"Estamos vivendo um momento único no Parque Estadual de Mirador, com oportunidade de construir instrumentos de gestão conjuntamente com os moradores do Parque. A Sema está construindo um novo diálogo com os moradores do Parque de Mirador, na busca de compatibilizar a conservação de uma unidade de Proteção Integral e a importância das comunidades tradicionais", destacou Laís Morais Rêgo, Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Sema.
Aldecy Leite, Conselheira do Parque, representando a Fetaema, falou da satisfação e credibilidade dos moradores em relação ao trabalho da Sema. “Eles estão confiantes e sabem que o plano é uma garantia de melhoria da qualidade de vida das famílias, sabem que quem mora dentro do Parque vai continuar e que a Sema quer fazer cumprir a Lei, mas deixando documentado o que pode e o que não pode dentro de um Parque e sabem que estão seguras dos direitos e deveres enquanto moradores de um Parque, foi muito positivo o trabalho conduzido nestas oficinas".
As reuniões foram facilitadas pela STCP Engenharia de Projetos Ltda., empresa contratada para elaboração do Plano de Manejo do Parque de Mirador. A elaboração do Plano é apoiada pelo Programa Copaíbas, implementado com a contribuição financeira da Iniciativa Internacional da Noruega para o Clima e Florestas (NICFI), por meio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, com gestão pelo FUNBIO e execução da SEMA.
Participaram das oficinas as comunidades do Zé Miguel, Brejo da Cruz, Cabaça, Caatinga, Riachão, Canastra, Vazante, Brejão, Manoel Martins, Porquinhos, Porcos, Sucuruju, Monte Alegre, Cabeceira da Lagoa, Pindaiba, Mel, Cabeceira do Riachão, Riachão, Mariano, Cachoeira, Paciência, Vereda, Papagaio, Brejo Seco, João Carlos, Craíba, Cágados, Bacurizeiro, Mosquito, Vão do Mato, Buriti da Vaca, Aranha, Angico, Preguiça, Porto, Caraíbas, Olho D'água, Araponga, Chuveiro, Podoi, Passagem de Pedra, Aroeira, Brejinho do Abílio e Travessia da Aldeia.
Além dos moradores do Parque, as oficinas também contaram com a participação de membros do Conselho Consultivo do PEM, representados pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular - SEDIHPOP, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mirador, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão - Fetaema, Caritas Diocesana de Balsas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de São Raimundo das Mangabeiras.