Sema realiza segunda expedição para monitorar aves no Parque do Mirador
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou a segunda expedição de monitoramento de aves no Parque Estadual de Mirador (PEM). A expedição aconteceu no período de 28 de setembro e 9 de outubro pela Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas da SEMA, com apoio dos ornitólogos Carlos Martinez Ruiz (UFMA-São Luís) e Leonardo Victor Soares Pinheiro (Fauna-MA).
Durante a expedição, foram identificados 27 novos registros de aves, elevando a lista de espécies da avifauna do Parque Estadual de Mirador para 279. Entre os novos registros está a águia-cinzenta (Urubitinga coronata), uma espécie ameaçada de extinção ao nível nacional, na categoria "em perigo".
O monitoramento da avifauna tem como objetivo identificar as espécies presentes, coletar dados ecológicos e estabelecer estratégias e áreas prioritárias para conservação e desenvolvimento de pesquisas no PEM.
A pesquisa é realizada no âmbito do Programa Copaíbas e visa reduzir o desmatamento e a promoção da conservação de florestas e áreas de vegetação nativa.