SEMA promove oficina e reunião do Conselho Consultivo do Mosaico de Recifes Maranhenses em Cururupu

Acessar fotos
20/05/2023

O Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realizou nos dias 18 e 19 de maio, Oficina e Reunião do Conselho do Mosaico de Recifes Maranhenses no município de Cururupu. As ações ressaltam avanço na gestão integrada e participativa com os municípios.

Na quinta-feira (18), a oficina de Turismo de Base Comunitária (TBC) em Unidades de Conservação, foi ministrada pela Prof. Dra. Mônica Araújo da Universidade Federal do Maranhão, a convite da SEMA, no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) em Cururupu.

"A Oficina de Turismo de Base Comunitária é um importante passo para a implantação desse modelo de gestão turística considerando a participação representativa dos membros do Conselho Consultivo do Mosaico de Recifes Maranhenses, de estudantes de vários eixos do IEMA, de docentes e de técnicos das prefeituras municipais da região das Reentrâncias Maranhenses. A base interinstitucional e o envolvimento comunitário são fundamentais no processo de desenvolvimento do turismo que prima por práticas sustentáveis e com geração de trabalho e renda para as comunidades", destacou a Prof. Mônica Araújo.

A Oficina contou com representantes das Prefeituras Municipais de Cururupu, Porto Rico, Guimarães, Serrano do Maranhão e Apicum-Açu, Conselheiros do Mosaico de Recifes Maranhenses, do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Colônia de Pescadores, Associação dos Moradores Quilombolas de Entre Rios, Associação de Remanescentes de Quilombolas de Rumo/Cururupu, Universidade Estadual do Maranhão, Instituto Falma e alunos do IEMA dos cursos técnicos de Agricultura, Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente e Agroindústria.

Na sexta-feira (19), a Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Sema, promoveu reunião do Conselho Consultivo do Mosaico de Recifes Maranhenses no IEMA de Cururupu. A reunião teve como discussão o novo processo eleitoral que será conduzido pela Sema para composição do Conselho biênio 2023-2025, assim como avaliação do biênio 2020-2022.

“Essa reunião representa um importante retorno dos Conselheiros do Mosaico de Recifes Maranhenses, com disponibilidade de parceria para a próxima gestão, o que reforça nosso trabalho de integrar os diferentes atores na gestão das Unidades de Conservação Estaduais”, frisou a Superintendente  de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Sema, Laís Morais Rêgo.