SEMA participa da 1ª Reunião Extraordinária do Comitê Consultivo do Projeto de Gestão Sustentável na Amazônia

5/09/2023

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), foi representada pelos Técnicos Diego Ricci e Jane Cavalcante na 1ª Reunião Extraordinária do Comitê Consultivo do Projeto de Gestão Sustentável na Amazônia - (CCP/PAGES), realizada na última sexta-feira (1) de setembro, no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

Durante a reunião foi dialogado sobre as Ações desenvolvidas na 1ª fase do Projeto e traçados os próximos passos do PAGES, na ocasião também ocorreu a Eleição do Presidente do CCP, na qual foi eleito o atual Secretário da SAF, Bira do Pindaré. Durante o encontro foram realizadas as Assinaturas de Acordos Subsidiários de Cooperação Técnica (ASCT) entre a Agência Executora do Projeto (SAF) e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).

A SEMA realizará a assinatura do referido ASCT junto à Secretaria de agricultura familiar em uma data posterior. Os Acordos Subsidiários de Cooperação Técnica, pretende o apoio ao Planejamento e à Execução do PAGES conforme o Acordo firmado entre Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Governo do MARANHÃO. 

 Entre as estratégias do Projeto de Gestão Sustentável na Amazônia (PAGES), destaca-se o aumento da renda e da segurança alimentar e nutricional dos agricultores familiares por meio de práticas de produção sustentáveis, diversificadas e resilientes, restauração e preservação da Floresta Amazônica, aumentando a resiliência dos ecossistemas e seus serviços de proteção do solo e da água, valor agregado aos produtos florestais não madeireiros e maior presença no mercado com integração em cadeias de valor sustentáveis, capacidades institucionais estaduais fortalecidas para adotar políticas e melhorar a conservação e restauração da Floresta Amazônica.

Fonte: ASCOM SEMA