Sema leva ações de educação ambiental para o maior evento agropecuário do estado

Acessar fotos
29/08/2025

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) participa este ano da 65º edição da Expoema, tradicional Exposição Agropecuária do Maranhão, com programação focada em ações de educação ambiental, conservação de florestas e reciclagem. O evento acontece entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, em São Luís.

Entre os atrativos o público pode visitar a exposição ‘Maranhão de Encantos’ que retrata em belas imagens os biomas maranhenses da Amazônia, Cerrado e Caatinga, além das áreas úmidas declaradas sítios ramsar, como as reentrâncias e baixada maranhense.

Com 28 unidades de conservação, sendo 15 de gestão estadual, a mostra apresenta registros fotográficos da fauna, flora e ecossistemas captados com viagens e atividades de campo nas áreas protegidas.

Durante a Feira está prevista a visita de escolas e outras instituições ao espaço da Sema, uma forma de promover a conscientização ambiental e ampliar o conhecimento sobre os projetos realizados.

Outra atividade presente na Expoema é o projeto “Recicla Maranhão”, realizado em parceria com a Agência Executiva Metropolitana (Agem). O objetivo é incentivar a coleta seletiva e o descarte correto dos resíduos sólidos e apoiar o trabalho das cooperativas de catadores fomentando a cadeia produtiva e gerando renda para esses trabalhadores.

A programação conta ainda com oficina de produção de mudas e exposição de um mini viveiro com mudas de açaí do Floresta Viva, programa que visa a recuperação de áreas degradadas do estado e apoia as comunidades com a implantação de viveiros de mudas nativas.