Municípios já podem fazer adesão ao programa Maranhão Sem Queimadas

Acessar fotos
23/01/2024

 

Com ações de prevenção e combate à incêndios florestais, o programa Maranhão Sem Queimadas desenvolve trabalhos em parceria com municípios para reduzir impactos negativos ao meio ambiente. Nesta terça-feira (23), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) abriu inscrições para os municípios que desejam participar da 5ª etapa do programa. O prazo vai até o dia 6 de fevereiro. 

O programa Maranhão Sem Queimadas executa ações estratégicas, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), direcionadas aos municípios com maior índice de queimadas, incluindo formação de brigadistas, doações de equipamentos, ações educativas e capacitações.

Qualquer município pode aderir ao programa, entretanto a simples inscrição não assegura automaticamente sua participação. Todos os pedidos passam por uma análise prévia para confirmar a inclusão.

A meta do programa é atender todos as cidades, em especial aquelas localizadas na região do cerrado, onde há uma alta incidência de queimadas. O trabalho vem reduzindo impactos ambientais negativos como degradação dos ecossistemas e perda de biodiversidade, garantindo benefícios para toda a população.

Iniciado em 2020, o Maranhão Sem Queimadas segue as ações previstas no Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Estado do Maranhão (PPCD-MA), instituído pelo Decreto Estadual no 27.317/2011.