Maranhão tem mais da metade do território coberto por vegetação natural, segundo inventário florestal

Acessar fotos
18/09/2025

Mais da metade do território maranhense permanece coberto por vegetação natural. É o que revela o Inventário Florestal Nacional (IFN) no estado, divulgado durante a Caravana Federativa do Governo Federal, realizada em São Luís na última semana.

O inventário mostra que a cobertura florestal nativa no estado é de aproximadamente 51%, o que equivale a 16,9 milhões de hectares de floresta nativa.

O levantamento também trouxe informações de relevância botânica e socioambiental. Foram identificadas 1.417 espécies de plantas, sendo 40% de árvores e palmeiras, 135 possíveis novos registros de espécies da flora maranhense e 11 espécies ameaçadas de extinção, como o amarelão, jutaí e o cravo do Maranhão.

Para o secretário do Meio Ambiente, Pedro Chagas, o inventário é um importante instrumento direcionado à produção de informações estratégicas sobre recursos florestais, que subsidiam políticas públicas e investimentos para a gestão das florestas, agricultura e espaços rurais.

“São dados que contribuem para a conservação ambiental e manutenção de ecossistemas, viabilizando a identificação e qualificação dos recursos florestais. A partir daí é possível avaliar como está a extensão, diversidade e sanidade das florestas, os estoques de madeira, biomassa e carbono, bem como, a importância e o uso desses recursos pela população local”, explica o secretário.

Outra informação importante foi a constatação que no estado do Maranhão, 76% da população rural utiliza produtos de origem florestal madeireira e 67% utilizam produtos de origem florestal não-madeireiros, como frutos, sementes, cipós, cascas, raízes, óleos, folhas, entre outros.

A superintendente de Recursos Florestais da Sema, Scarleth Vieira, destacou que nesse contexto é favorável o uso sustentável das florestas pelas comunidades locais. “Nós temos exemplos como os produtos derivados da palmeira de babaçu, que envolvem desde a coleta dos frutos à produção de óleos, produção de farinha para suplementos, biscoitos de mesocarpo do babaçu e também artesanato. Temos ainda as cadeias produtivas oriundas das coletas e beneficiamento de frutos como o pequi, buriti, açaí, aroeira e do jaborandi, que contribuem para a manutenção de recursos naturais e geração de renda para essas comunidades”, destaca.

Atualmente, a Sema implementa diversas políticas públicas com correlação direta com o Inventário, como o Programa Maranhão sem Queimadas, o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Maranhão, a Política Florestal do Estado do Maranhão, os Planos de Manejo de Unidades de Conservação, o Plano Estadual de Educação Ambiental e o Programa Floresta Viva Maranhão, que é uma ação estratégica do Governo do Estado do Maranhão que visa contribuir também para a manutenção das florestas no estado e suas funções ecossistêmicas.

O IFN

O Inventário Florestal Nacional é um processo contínuo e sistemático de coleta e análise de dados sobre as florestas brasileiras. Previsto no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), o IFN é uma ação coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro e realizada em parceria com estados, municípios e instituições de pesquisa.

A iniciativa levanta informações detalhadas sobre a estrutura, a composição e a vitalidade das florestas, incluindo estoques de madeira e de carbono, biodiversidade, uso dos recursos naturais e percepção das comunidades locais. Além disso, os dados integram o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), subsidiando políticas públicas, ações de conservação, manejo florestal sustentável, restauração ecológica e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas.