Maranhão Sustentável entrega primeiras bolsas do Programa Agentes Ambientais Comunitários

12/12/2025

O Programa Maranhão Sustentável, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), beneficiou comunidades tradicionais e povos indígenas com a entrega das primeiras bolsas do Programa Agentes Ambientais Comunitários. A iniciativa integra as ações do programa que tem entre seus objetivos a valorização dos serviços ambientais de comunidades tradicionais e povos originários.

A entrega das 30 primeiras bolsas é resultado de parceria da Sema com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) para viabilizar a inclusão prioritária dos grupos identificados pela Sedihpop, que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade.

Para o secretário do Meio Ambiente, Pedro Chagas, a Bolsa Agentes Ambientais é muito mais do que uma contribuição financeira. “É um incentivo que associa assistência técnica, capacitação e organização para encontrar as melhores práticas de produção, transformando realidades tanto para as comunidades como para o estado”, destacou.

Por meio do Maranhão Sustentável e do Programa Agentes Ambientais Comunitários, as comunidades terão o seu trabalho de conservação ambiental reconhecido e valorizado. A medida também integra as metas do plano de governo, especificamente o "Maranhão Verde - Eixo Indígena", que visa fortalecer a proteção ambiental por meio do fomento a projetos produtivos em territórios indígenas.

A atuação conjunta, firmada pelo Termo de Cooperação Técnica e Financeira entre a Sema e Sedihpop, vai garantir a salvaguarda da vida e da integridade física e cultural dessas populações. São famílias que contribuem para a manutenção de áreas de floresta, sistemas de uso sustentável, vigilância territorial e transmissão de saberes.

Uwislan Guajajara, do Território Indígena Rodeador, destacou o papel dos povos indígenas e a importância do programa. “O Maranhão Sustentável é muito importante para os povos indígenas do estado porque nós somos os verdadeiros protetores da floresta, dos nossos territórios, e para impedir que invasores acabem com a floresta”.

Lançado na COP 30 o programa Agentes Ambientais Comunitários vai beneficiar comunidades tradicionais e povos originários que trabalham na conservação das florestas. A iniciativa prevê a concessão de bolsas mensais no valor de R$ 300,00 cada, incentivando o desenvolvimento sustentável nas comunidades. Os agentes receberão formação em reflorestamento, agroecologia, conservação da água e do solo.