Sema disponibiliza livro Tônkyre sobre a importância de espécies ameaçadas de extinção e territórios indígenas

Acessar fotos
15/07/2025

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) disponibilizou em seu site exemplar digital do livro ‘Tônkyre’ sobre a importância de espécies ameaçadas de extinção. A publicação foi lançada em junho no Território Indígena Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins-Pará, numa ação conjunta da Sema, por meio da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas, juntamente com o WWF-Brasil. 

O livro pode ser acessado no site sema.ma.gov.br/ manuais e publicações/ cartilhas. A publicação acompanha kit pedagógico com Mapa Ilustrado do Território Meio Norte, Caderno do Professor, cartaz e folder.

O lançamento faz parte das ações de educação ambiental do Plano de Ação para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Meio Norte - PAT Meio Norte, com a abordagem sobre as espécies ameaçadas de extinção do Território, inspirada na história da Cacica Katia Silene (Tônkyre Hõnpryre Akrãtikatêjê).

“Venho falar pelo Projeto PAT Meio Norte, creio que junto com a nossa luta de trabalho a gente vai poder circular esse livro em várias escolas, principalmente dentro do território, dentro das aldeias, para conscientizar as crianças, jovens e adultos da importância de preservar a floresta, esse livro tem tudo a ver com nossa luta e nosso trabalho para manter os biomas e a vida dos animais”, comentou a Cacica Katia Silene.

O livro conta a história de uma menina indígena que faz grandes descobertas sobre a floresta. Ela sonha em ser arqueira como seu avô e uma guardiã-mirim do Território Meio Norte, que abrange uma área contínua entre o Maranhão, Tocantins e Pará. Em sua aventura enfrenta situações inesperadas, e do encontro com a ave Mutum-pinima aprende a importância de lutar para preservar as espécies ameaçadas de extinção.

Para a superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Sema, Laís Morais Rêgo, o livro Tônkyre é um produto muito especial do PAT Meio Norte uma vez que traz a junção de conhecimentos científicos, resultados do PAT, e conhecimentos tradicionais dos povos indígenas da TI Mãe Maria, com a inspiração de vida da Cacica Katia Silene. “Para a Sema é muito significativo coordenar um livro como Tônkyre, queremos que seja utilizado nas escolas indígenas e não indígenas no Território Meio Norte, para os estudantes conhecerem as espécies ameaçadas e a importância de conservar a floresta, concluiu Laís.

As ações do PAT Meio Norte estão inseridas no Projeto Pró-Espécies- todos contra a extinção. O Projeto é coordenado pelo MMA, financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), implementado pelo FUNBIO, tendo Agência executora o WWF-Brasil, com execução da SEMA no Maranhão.