Espaço da Sema na Expoema atrai estudantes e público de outras cidades

Acessar fotos
4/09/2024

O espaço da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) na 64ª Expoema tem sido destaque pela programação diversificada, com exposições, oficinas, atividades interativas e capacitações. Para esta quinta-feira (5), sexta-feira (6) e sábado (7) já estão agendadas visitas de alunos de diversas escolas particulares e público de outras cidades.

As ações de educação ambiental estão entre as atrações de maior destaque, chamando a atenção de crianças, jovens e adolescentes. Na exposição ‘São Luís, Ilha de Encantos Naturais’ os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre as Unidades de Conservação do Maracanã, Itapiracó, os parques do Bacanga e Rangedor, características, fauna, flora e muito mais.
 
Outra atividade presente na Expoema é o projeto “Recicla, Maranhão” que incentiva a coleta seletiva e o descarte correto dos resíduos sólidos durante o evento. O Recicla também trabalha em parceria com as cooperativas de catadores fomentando a cadeia produtiva e gerando renda para esses trabalhadores.

A programação conta ainda com exposição de um mini viveiro com mudas de açaí do Floresta Viva, programa que visa a recuperação de áreas degradadas do estado e apoia as comunidades com a implantação de viveiros de mudas nativas. 

Maria de Jesus Cruz, de Presidente Dutra, visitou os expositores de mudas de açaí, e gostou da iniciativa. “Estou levando para fazer uma plantação no meu sítio e, também, para mostrar aos meus filhos a riqueza natural do nosso estado”, frisou.

No stand momentos de interação com os visitantes são realizados por meio de jogos educativos, roleta e tabuleiro ambiental, óculos de realidade virtual, distribuição de brindes e espaço para recolhimento de resíduos eletrônicos e recicláveis. 

A agenda conta, ainda, com capacitações sobre os programas Simplifica Maranhão, na sexta-feira, 6, às 15h, e Floresta Viva no sábado, 7, às 16h, no auditório Pavilhão do Conhecimento.