Avanços no conhecimento da biodiversidade do Maranhão é tema na COP 16 em Cali, Colômbia

Acessar fotos
24/10/2024

A superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Laís Morais Rego, fará duas apresentações na 16ª Conferência das Partes (COP 16) que acontece em Cali, na Colômbia, de 21 de outubro a 1º de novembro. A superintendente, que é coordenadora do PAT Meio Norte, falará sobre os avanços no conhecimento da biodiversidade dos estados que compõem o Território Meio-Norte, que compreende o Maranhão, Pará e Tocantins.

A superintendente também abordará outras iniciativas de conservação da biodiversidade que estão sendo implementadas pela SEMA, como o Programa Copaíbas, no Parque de Mirador, o Projeto GEF Mar, no Parque Marinho Parcel de Manoel Luís e APA das Reentrâncias Maranhenses e o Floresta Viva.

A primeira palestra será realizada no dia 28, no painel ‘Contribuições dos estados brasileiros para a Convenção sobre Diversidade Biológica’, com o tema: Plano de Ação Territorial - PAT Meio Norte e outras iniciativas de Conservação da Biodiversidade no Maranhão. A segunda será apresentada no dia 30, no painel ‘Experiências de sucesso na implementação das metas nacionais de biodiversidade no Brasil’, com o tema ‘Avanços no conhecimento da biodiversidade e divulgação sobre espécies ameaçadas no Plano de Ação Territorial Meio Norte (PAT Meio Norte).

A COP 16ª de Biodiversidade, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), será um momento decisivo para a conservação e uso sustentável da biodiversidade global. Este ano o slogan é "Paz com a Natureza", com enfoque no aprimoramento da relação entre os humanos e o meio ambiente.

A COP16 abordará temas como mecanismos de financiamento e a implementação das 23 metas para a biodiversidade até 2030, determinadas em 2022 pelo Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal.