22/11/2019 5:33 pm

Técnicos da Sema participam de reunião sobre Diagnóstico ValidaCAR

WhatsApp Image 2019-11-21 at 16.53.26Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA participaram na tarde da desta quinta-feira (21), de uma reunião sobre o diagnóstico ValidaCAR. A Consultora e coordenadora de Conservação na organização The Nature Conservancy – Brasil, Tereza Moreira, apresentou a base de dados disponíveis e o resultado do diagnóstico junto ao corpo técnico no ambiente da Sema.

A SEMA é o órgão responsável pela regularização ambiental no Estado, por meio da Superintendência de Recursos Florestais, que é dividida em três supervisões: Gestão do Uso e Manejo da Flora e Florestais; Combate e controle ao desmatamento e Queimadas; e Atividades Agrosilvopastoris.

Tereza Moreira ponderou sobre a responsabilidade da Sema em fazer análise de validação do CAR. Os critérios avaliados foram a estrutura técnica, ou seja, o número de profissionais capacitados na Sema para trabalhar o Cadastro Ambiental Rural, a segurança jurídica e o custo das análises em relação a vários tipos de cenários que foram montados através do estudo realizado.

Estiveram presentes os analistas ambientais Maria de Fátima, Carolina, Rodrigo Braga, Fábio Feitosa, Scarlet, Mário Saboia, gestor da Unidade do CAR, na Unidade gestora da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF); Jadiel Lins, supervisor de Controle e Combate ao Desmatamento e Queimadas o superintendente de Recursos Florestais, Julio Portela e o secretário adjunto, Deoclides Dias.

SOBRE O CAR

O CAR, registro público eletrônico de imóveis rurais em âmbito nacional, é um dos instrumentos essenciais para a implementação do Código Florestal.

O CAR tem como principal objeto a integração de informações ambientais das propriedades e posses rurais que devem compor a base de dados destinada ao controle, monitoramento, planejamento ambiental e combate ao desmatamento.
Para mais informações acesse: http://www.car.gov.br

Outras imagens da reunião na galeria:

 

Redação: Verônica Ramos
Imagens: Marcelo Gomes

Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Este obra está sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - Portal desenvolvido pela SEATI