3/10/2020 10:32 am

SEMA realiza Seminário sobre Imagens CBERS4a como subsídio de apoio às análises ambientais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, na quinta-feira, 01, Seminário Online com apresentação das novas imagens do satélite CBERS4a. O Seminário foi realizado pelos servidores e colaboradores do Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo), da Superintendência de Planejamento e Monitoramento, e teve como objetivo capacitar técnicos da secretaria para utilização das ferramentas de Geoprocessamento como apoio às demandas de análise ambiental e contou, ainda, com a participação da sociedade civil.

Durante o seminário online foram apresentados as novas imagens do satélite CBERS4a, com resolução espacial de até 2m. As imagens possibilitam a análise ambiental robusta de diversas cenas do bioma maranhense. O LabGeo, representados por Adauto Pestana e Fabrício Sousa, apresentaram as diferentes composições possíveis com as bandas disponibilizadas pelo satélite, bem como banco de dados gerado e aplicações no setor ambiental. A ação promove a multiplicação do conhecimento de geoprocessamentos nos diversos setores da SEMA e para a comunidade externa.

Para o Superintende de Planejamento e Monitoramento, Breno Joca, “é uma excelente oportunidade para nivelamento de conhecimentos sobre as novas imagens disponibilizadas por essa ferramenta, bem como conhecer mais sobre suas aplicações na análise de processos e identificação de situações diversas em nossos biomas”, pontou.

O seminário teve duração de 1 (um) dia e objetivou a multiplicação do conhecimento do geoprocessamento e das novas imagens disponibilizadas e contou com a participação de técnicos, colaboradores e servidores da Superintendência de Recursos Florestais, Superintendência de Licenciamento Ambiental, Superintendência de Recursos Hídricos, Superintendência de Fiscalização e Sala de Situação, além da sociedade civil.

Redação: Superintendência de Planejamento e Monitoramento
Revisão e edição: Kleo Souza

Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Este obra está sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - Portal desenvolvido pela SEATI