A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou no último sábado (07) a Reunião de Construção do Projeto de Educação Ambiental para Proteção de Nascentes da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã na comunidade Vila Esperança.
O projeto, realizado com a participação da comunidade da Vila Esperança, tem como objetivo a formação e cidadania através de sensibilização de todos que vivem na região sobre a importância das nascentes. Essa participação foi muito importante como pontuou o secretário de Meio Ambiente, Rafael Ribeiro: “Bem significativa a participação da comunidade, dos alunos do IFMA, dos professores, houve um envolvimento muito bom para a construção das etapas do projeto e isso é de suma importância, a participação da população como dono e cuidador do local onde vive”.
Na reunião, foi apresentado o Diagnóstico Rápido Participativo – DRP, elaborado em fevereiro com líderes da comunidade, para colher informações e reconhecimento das nascentes. Também foram construídas, com o apoio de todos presentes, as etapas do Projeto de Educação Ambiental para Proteção de Nascentes.
A superintendente da Educação Ambiental da SEMA, Laís Rego, falou sobre as ações: “O projeto é de sensibilização para proteção das nascentes. A nossa ideia é desenvolver ações que possam sensibilizar a comunidade e promover o sentimento de pertencimento da comunidade em relação à proteção das nascentes. Essas ações que foram criadas hoje com o apoio e participação da comunidade vão entrar no cronograma para começar a etapa de atividades do projeto ”. Laís Rego
O objetivo do Projeto de Educação Ambiental para Proteção de Nascentes é o de formação e cidadania ambiental através de sensibilização, unindo educação formal, com ações voltadas para o ambiente escolar e a não formal que são os conjuntos de ações realizadas nas comunidades. Para isso, o projeto trabalhará com três linhas de ação: formação de recursos humanos, projetos pedagógicos nas escolas e fortalecimento da cidadania ambiental.
Outras ações serão a formação de professores; atividade de trilhas ambientais; atividades educativas para as crianças e jovens das escolas. Para comunidade, educação ambiental não formal: mutirões de limpeza e sensibilização sobre resíduos sólidos, oficinas de capacitação, além de atividades conjuntas da escola e comunidade, entre outras.
Além do secretário Rafael Ribeiro e da superintendente de Educação Ambiental Laís Rego, participaram da reunião estudantes e professores do Instituto Federal do Maranhão Campi Maracanã, o secretário adjunto Rafael Maciel, o superintendente de Biodiversidade e Áreas protegidas Victor Lamarão, o superintendente do Recursos Florestais Júlio Portela, técnicos da superintendência de Recursos Hídricos e Educação Ambiental da SEMA.
O Projeto de Educação Ambiental para Proteção de Nascentes da Área de Proteção Ambiental (APA) será realizado em duas comunidades: comunidade Vila Esperança e comunidade do Maracanã, mais especificamente residencial 21 de abril.
Veja mais fotos na galeria:
Redação: Carolina Prazeres
Imagens: Superintendência de Educação Ambiental
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI