A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Sema, realizou no último sábado (09) uma Eleição para composição do Plenário do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental – APA do Itapiracó, biênio 2019-2021.
As votações ocorreram na Faculdade Pitágoras e as vagas foram destinadas para Membros Titular e Suplente do Segmento Privado e da Sociedade Civil Organizada do estado.
“O momento de eleição do conselho consultivo é muito importante para efetivar a proteção dessa área, uma vez que a comunidade participando da gestão poderá indicar os melhores caminhos, de forma que essa unidade atenda a comunidade”, pontuou Rafael Maciel, secretário adjunto de Recursos Ambientais da SEMA.
Ao todo foram disponibilizadas 09 vagas, distribuídas de modo a garantir, quando possível, a paridade entre Órgãos do poder Público, representantes da Sociedade Civil Organizada e do Segmento Privado. A Secretaria abrirá um outro edital para vagas remanescentes.
Para Victor Lamarão, superintendênte de Biodiversidade e Áreas Protegidas da SEMA, este é um momento de desenvolver um modelo de gestão compartilhada com a sociedade “Estamos nesse momento que é importantíssimo, não só para a gestão do parque mas, para a gestão do meio ambiente como um todo, principalmente aqueles que estão inseridos aqui nessa região do itapiracó. Consideramos em função de que essa é uma das etapas em que a diversidade de atores que fazem esse esse papel de gerir, de tomar conta, de fiscalizar, de propor ideias também junto a nossa secretaria é participar de fato, essa representatividades que agora nesse momento, vamos construir, levantar essa diversidade de atores. E estamos hoje para realizar esta etapa da eleição, tendo em vista não somente a legalidade do ato, mas de fato fazer uma gestão compartilhada e transparente também”, pontuou.
O resultado da Assembleia Deliberativa foi registrado em Ata, devidamente assinada pela Comissão Eleitoral, e será divulgado na página eletrônica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, ainda nesta quarta-feira, 13/11/2019, de acordo com o Edital.
Para o analista ambiental da SEMA, Francisco Carvalho, este é um momento especial para a comunidade, por ser a primeira eleição dessa categoria “Esta é a primeira eleição do Itapiracó, para primeira formação de Conselho. Então é um momento especial, já que a comunidade poderá orientar, fiscalizar, auxiliar e aconselhar a SEMA na gestão da APA”, afirmou.
Eventuais recursos relacionados a fatos ocorridos na data da I Conferência, que não forem sanados pela Comissão Eleitoral, deverão ser interpostos à Comissão Recursal, conforme consta no Edital, no período de 14/11/2019 e 15/11/2019.
Veja mais imagens na Galeria:
Redação: Thaís Andrade
Imagens: Marcelo Gomes
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI