13/11/2019 12:25 pm

SEMA realiza eleição do Conselho Consultivo da APA do Itapiracó

WhatsApp Image 2019-11-12 at 15.25.50 (16)A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Sema, realizou no último sábado (09) uma Eleição para composição do Plenário do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental – APA do Itapiracó, biênio 2019-2021.

As votações ocorreram na Faculdade Pitágoras e as vagas foram destinadas para Membros Titular e Suplente do Segmento Privado e da Sociedade Civil Organizada do estado.

“O momento de eleição do conselho consultivo é muito importante para efetivar a proteção dessa área, uma vez que a comunidade participando da gestão poderá indicar os melhores caminhos, de forma que essa unidade atenda a comunidade”, pontuou Rafael Maciel, secretário adjunto de Recursos Ambientais da SEMA.

Ao todo foram disponibilizadas 09 vagas, distribuídas de modo a garantir, quando possível, a paridade entre Órgãos do poder Público, representantes da Sociedade Civil Organizada e do Segmento Privado. A Secretaria abrirá um outro edital para vagas remanescentes.

Para Victor Lamarão, superintendênte de Biodiversidade e Áreas Protegidas da SEMA, este é um momento de desenvolver um modelo de gestão compartilhada com a sociedade “Estamos nesse momento que é importantíssimo, não só para a gestão do parque mas, para a gestão do meio ambiente como um todo, principalmente aqueles que estão inseridos aqui nessa região do itapiracó. Consideramos em função de que essa é uma das etapas em que a diversidade de atores que fazem esse esse papel de gerir, de tomar conta, de fiscalizar, de propor ideias também junto a nossa secretaria é participar de fato, essa representatividades que agora nesse momento, vamos construir, levantar essa diversidade de atores. E estamos hoje para realizar esta etapa da eleição, tendo em vista não somente a legalidade do ato, mas de fato fazer uma gestão compartilhada e transparente também”, pontuou.

O resultado da Assembleia Deliberativa foi registrado em Ata, devidamente assinada pela Comissão Eleitoral, e será divulgado na página eletrônica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, ainda nesta quarta-feira, 13/11/2019, de acordo com o Edital.

Para o analista ambiental da SEMA, Francisco Carvalho, este é um momento especial para a comunidade, por ser a primeira eleição dessa categoria “Esta é a primeira eleição do Itapiracó, para primeira formação de Conselho. Então é um momento especial, já que a comunidade poderá orientar, fiscalizar, auxiliar e aconselhar a SEMA na gestão da APA”, afirmou.

Eventuais recursos relacionados a fatos ocorridos na data da I Conferência, que não forem sanados pela Comissão Eleitoral, deverão ser interpostos à Comissão Recursal, conforme consta no Edital, no período de 14/11/2019 e 15/11/2019.

Veja mais imagens na Galeria:

Redação: Thaís Andrade
Imagens: Marcelo Gomes

Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Este obra está sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - Portal desenvolvido pela SEATI