14/04/2021 4:17 pm

SEMA realiza expedições ao Parque Estadual Marinho Parcel de Manuel Luís

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), juntamente com a consultoria BioTeia, embarcaram, nesta quarta-feira (14), na segunda expedição ao Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís. O objetivo é o levantamento de dados dos aspectos físicos, biológicos e arqueológicos da unidade de conservação para subsidiar a elaboração de seu Plano de Manejo.

Na primeira expedição, ocorrida entre os dias 06 e 11 de abril, foram realizados o reconhecimento da Unidade de Conservação, identificação dos pontos de coleta, naufrágios, fauna e flora.

Sobre a Unidade de Conservação

O Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís é uma unidade de conservação (UC) criada pelo Decreto nº 11.902, de 11 de junho de 1991, com o objetivo de proteger a fauna e a flora marinhas e as belezas cênicas naturais existentes no local.

O Parcel de Manuel Luís foi o primeiro Parque Estadual Marinho criado no Brasil, protegendo um dos maiores bancos de corais da América do Sul, onde cabeços de coral afloram à superfície. Atua como relevante matriz de espécies marinhas, sustentando um conjunto considerável de espécies raras ou ameaçadas, como o peixe mero, Epinephelus itajara, criticamente ameaçado de extinção (Lista Vermelha da IUCN) e ameaçado nacionalmente, com sua pesca e comercialização proibidos no Brasil; a garoupa mármore, Cromis púrpura, tartarugas-de-pente, criticamente ameaçadas, e as tartarugas-verdes, ameaçadas, além de espécies endêmicas da área, como o coral-de-fogo. É um ecossistema sensível e valioso onde se encontram um dos ambientes de maior produção e diversidade biológica do mundo, reconhecido como Sítio Ramsar, zona úmida de importância internacional e como Área Marinha Ecologicamente ou Biologicamente Significante. Em razão à importância da sua biodiversidade, a UC integra uma das 18 áreas prioritárias para conservação marinha no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Texto: Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas
Revisão: Adriana Moraes

Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI