20/02/2021 4:09 pm

SEMA participa de mutirão de coleta de resíduos no Lago da Barragem do Bacanga e lançamento do projeto Lagoa Nova

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) participou, na manhã deste sábado (20), do mutirão de limpeza e coleta de resíduos na área do Lago da Barragem do Rio Bacanga, na sede náutica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A atividade, que recolheu cerca de uma tonelada de resíduos sólidos, marcou o lançamento do projeto Lagoa Nova.

O Rio Bacanga é o segundo rio mais importante da Ilha de São Luís e apresenta uma rica biodiversidade associada aos manguezais. Entretanto, a área sofre com a poluição e outros graves problemas que ameaçam a vida do rio e dos moradores locais.

O descarte inadequado de rejeitos gerados pelo ser humano, normalmente sem controle, ocasiona diversos problemas e danos ao meio ambiente, como o empobrecimento do solo, danos à saúde pública, além de potencializar as desvantagens sociais.

A ação, realizada pela UFMA, contou com o apoio da SEMA, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), do Comitê Gestor da Limpeza Urbana, do Batalhão da Polícia Ambiental, do Instituto Ecomuseu do Sítio do Físico e da Câmara Municipal. Além de mobilizar a comunidade local e as crianças que participam de projetos socioambientais aplicados na região.

O Secretário Adjunto de Licenciamento, Rafael Maciel, destacou o papel da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) como parceira estratégica do projeto Lagoa Nova na elaboração de ações e projetos voltados à preservação do meio ambiente e revitalização da região.


PROJETO LAGOA NOVA

Durante a atividade, foi lançado o projeto Lagoa Nova, uma proposta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que busca revitalizar a sede náutica da UFMA e do entorno do Lago da Barragem do Bacanga. E tem como objetivo a proteção ambiental, a melhoria da infraestrutura e o urbanismo da região, além de planejar, elaborar e implantar ações de sustentabilidade socioambiental e cultural ao longo do Rio Bacanga.

Entre as ações que serão executadas por meio do projeto estão: a identificação dos pontos de poluição e desmatamentos ao redor do rio, o monitoramento da qualidade da água, a intensificação das fiscalizações junto ao poder público e a comunidade e o incentivo ao lazer, esporte, turismo e ações comunitárias na região.

Para alcançar essas metas, a Universidade mobilizará entidades públicas e privadas e a comunidade universitária, envolvendo estudantes e pesquisadores da Instituição nas áreas de oceanografia, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de pesca e turismo.

Redação: Adriana Moraes
Fonte: Portal UFMA
Fotos: Francisco Bonifácio

 



Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI