25/11/2021 6:49 pm

SEMA apresenta Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Processos para SEGEP

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) apresentou, nesta quinta-feira (25), o Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Processos (SIGEP) para a Secretária de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores Públicos (SEGEP), Flávia Alexandrina. O Sistema proporcionou, até o momento, economia de cerca de R$ 1.283.640,00 para a SEMA através da eliminação do uso de papéis e das atividades relacionadas, sendo um case de sucesso desta Secretaria que beneficia tanto a população quanto o meio ambiente.

A reunião faz parte da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e foi composta por equipe técnica da SEGEP. Seu objetivo foi explanar as diversas funcionalidades do SIGEP, que possibilita o autoatendimento dos usuários internos e externos no protocolo virtual, para que seja utilizado em todo o Maranhão. Segundo dados estatísticos de empresas especializadas em software para processos eletrônicos, cada processo administrativo possui 150 folhas, em média. Essa quantidade, multiplicada pelos 24 mil processos gerados no SIGEP, até agora, totalizam 3,6 milhões de folhas economizadas.

Implementado em agosto de 2019, cerca de 24.083 processos já foram criados no SIGEP, que possui um total de 40 abertos por dia, 132.885 despachos, 5.837 usuários cadastrados e uma base de dados SEMA de 260 GB e base de dados Sistema Informatizado de Gerenciamento de Licenciamentos e Autorizações (SIGLA) de 15 TB. Por meio desse importante Sistema, foi gerada economia de impressão de mais de R$ 40.000,00 por mês, economia de papel de 107 resmas por mês, evitando que 2.140 papéis fossem utilizados (R$ 55.640,00) e economia com Correios de R$188.000,00.

Todas essas ferramentas têm proporcionado ganho de eficiência, simplificação de processos, já que o sistema define o fluxo processual, incorpora modelos de despachos utilizando as informações tratadas, que estão disponíveis no próprio processo, e redução de custos, pois possibilita o trabalho remoto, autoatendimento, definição de fluxo, mensuração de atividades e erradicação de insumos como papel, impressão e das atividades de mão de obra relacionadas.

Funções do SIGEP

Com resultados imediatos, o SIGEP permite a recepção e envio eletrônico de documentos (despachos, ofícios, etc) dentro do próprio processo, com acompanhamento online, possibilita o trabalho remoto em unidades descentralizadas e home office com total controle da produtividade de cada servidor, a recepção e envio eletrônico de documentos (despachos, ofícios, etc) dentro do próprio processo, com acompanhamento online e a racionalização dos recursos disponíveis, inclusive de pessoal, com a virtualização do trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Texto: Thalia Lemos
Arte: Gian Luca

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