25/11/2021 2:20 pm

Comitês de Bacias Hidrográficas atuam para garantir a preservação dos rios

O Governo do Maranhão, levando em consideração a importância de assegurar a proteção dos rios maranhenses, instituiu, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), a criação de Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH’s) com a intenção de estimular a gestão participativa dos recursos hídricos no estado. 

Os CBH’s, previstos no Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, são grupos de gestão colegiados compostos por representantes do poder público (federal, estadual ou municipal – a depender da bacia), usuários de água e a sociedade civil. Eles promovem o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos da bacia, articulam a atuação das entidades que trabalham com este tema, arbitram, em primeira instância, os conflitos relacionados aos recursos hídricos e aprovam e acompanham a execução do Plano de Recursos Hídricos da Bacia.

De acordo com a Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), os CBH’s possuem poder de decisão e cumprem papel fundamental na elaboração das políticas para gestão das bacias, sobretudo em regiões com problemas de escassez hídrica ou na qualidade da água.

Atualmente, o Maranhão conta com sete CBH’s, sendo eles: CBH do Rio Itapecuru, CBH do Rio Mearim, CBM do Rio Munim, CBH do Rio Periá-Preguiças, CBH do Rio Turiaçu, CBH do Rio das Balsas e Afluentes Maranhenses do Alto Parnaíba e CBH do Rio Pindaré.

Saiba mais sobre os CBH’s neste link

Fonte: Assessoria de Comunicação/SEMA
Texto: Joseppe Jhemyson
Revisão: Thalia Lemos
Arte: Carol Aquino

Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI