23/11/2021 2:46 pm

Nascentes: Saiba mais sobre este recurso e as ações da SEMA em prol da preservação dos mananciais

Uma nascente é um local precioso, pois proporciona o surgimento e conservação de lagos, córregos, riachos e rios que abastecem toda a cidade e possui extrema importância para o meio ambiente e para vida. Elas não surgem em qualquer local. Sendo assim, é muito importante tomar medidas de proteção e conservação sempre que um manancial é detectado.

O ambiente das nascentes mantém uma temperatura mais amena, além de servir de abrigo e fornecer alimento para a fauna silvestre, os seus entornos, geralmente, são áreas úmidas, que, como tal, apresentam solos característicos, proporcionando a umidade do solo. Além disso, são ambientes de beleza cênica, como juçarais e buritizais, o que torna o local agradável.

Algumas causas de destruição das nascentes são a ocupação desordenada, desmatamento e queimadas, lixo e esgoto doméstico. Como forma de solução, estão: o planejamento de moradias, plantio de mudas nativas, adaptadas às condições ambientais do local, a coleta seletiva, compostagem, entrega em Ecopontos, aguardar o dia da coleta regular na comunidade e rede canalizada de esgoto.

Para a preservação deste recurso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) vem desenvolvendo diversas ações, estando entre elas a elaboração de materiais didáticos. 

Caderno Nascentes: Elaborado pelas equipes técnicas da SEMA, o material busca ensinar e conscientizar de maneira didática, harmônica e sucinta a importância das nascentes, as causas da destruição, bem como as formas de protegermos nossos mananciais.

Cartilha Protetores de Nascentes: uma história no Maracanã: Neste material, a história é pautada nas problemáticas socioambientais presentes na região e que coadunam com diversas realidades existentes em nosso estado. É possível encontrá-la na sede da SEMA.

Fonte: Assessoria de Comunicação/SEMA
Texto: Juliana Sousa
Revisão: Thalia Lemos
Arte: Natália Macedo

Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI