21/10/2021 5:35 pm

3° rodada de Conferência de Capacitação dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos acontece em Balsas, Imperatriz e Itinga do Maranhão

Entre os dias 19 e 21 de outubro foi realizada a 3° rodada das Conferências para eleição dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O evento, que teve início na cidade de Balsas (19), passou por Imperatriz (20) e finalizou, nesta quinta-feira (21), em Itinga do Maranhão, foi marcado pela presença de secretários municipais, agentes jovens ambientais e da participação popular.

As conferências são uma estratégia para ampliar a visibilidade e adesão dos entes públicos, privados e sociedade civil organizada em prol de uma gestão ambiental e hídrica participativa e representativa. A programação contou com capacitações na área ambiental, contemplando os recursos hídricos, e com apresentações do Conselho Estadual de Meio Ambiente e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

De acordo com a Secretária Executiva do Conselho Estadual de Meio Ambiente e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONSEMA/CONERH), Ana Cristina Fontoura, o objetivo do encontro é mobilizar e apresentar o processo eleitoral nos dois Conselhos Estaduais, tanto do Meio Ambiente, bem como dos Recursos Hídricos. Segundo ela, “é uma forma de mobilizar o local e pedir então que os empreendedores e a sociedade civil organizada ocupem espaços nesses pólos de deliberação do Estado, visto que o meio ambiente é uma responsabilidade de todos, não apenas do poder público”, ressaltou.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Balsas, Rui Arruda, “essa é uma oportunidade de discutirmos políticas públicas ligada aos Recursos Hídricos e ao Meio Ambiente no nosso município, no qual há a possibilidade de termos membros dentro dos Conselhos para fazer com que as discussões e debates de políticas públicas sejam democráticas e tenham a participação de todos”. 

Segundo a Conselheira do CONSEMA e Presidente do Instituto Ecos de Gaia, Naiara Valle, as Conferências de Capacitação dos Conselhos Estaduais têm se mostrado bastante eficazes. De acordo com ela, “toda essa mobilização que tem ocorrido nas várias regiões hidrográficas do Maranhão, têm demonstrado que a população tem respondido bem à sua participação tanto no Conselho de Estado de Meio Ambiente, como no Conselho de Recursos Hídricos. Essa integralização tem sido bastante eficaz, porque a comunidade tem exercido seu papel e, dessa forma, cumprimos também nosso papel social, como conselheiros. Então, é um grande espetáculo da democracia.”

Mateus Lopes, selecionado do Programa Agente Jovem Ambiental do município de Itinga do Maranhão, se sente privilegiado por fazer parte desse importante programa do Estado do Maranhão e ressalta a importância do mesmo para o município. “Esse programa é de extrema importância, pois serve para nos capacitar e conscientizar a população do nosso município”, afirmou. 

A participação de outros membros ambientais foi destaque nos três dias de conferências, como a exemplo do Superintendente de Recursos Hídricos da SEMA, Victor Lamarão, a Superintendente de Resíduos Sólidos da SEMA, Hayane Araújo, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de São Raimundo das Goiabeiras, Félix Resplandes, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Imperatriz, Rosa Arruda, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Itinga do Maranhão, Djalma Macedo, além dos Agentes Jovens Ambientais, analistas ambientais, vereadores e demais autoridades.

Saiba mais sobre o CONSEMA

O Conselho Estadual de Meio Ambiente do Maranhão (CONSEMA) visa, principalmente, a execução da Política Estadual de Meio Ambiente, ou seja, o controle e fiscalização da utilização e exploração dos recursos naturais, bem como a recuperação e melhoria do meio ambiente. Para isso, o Órgão adota medidas para assegurar condições de desenvolvimento do Estado, manter e promover o equilíbrio ecológico, além de fomentar a educação ambiental e a conscientização pública para a preservação, conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.

Saiba mais sobre o CONERH 

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão (CONERH) é um órgão superior colegiado com atribuições consultivas, normativas, deliberativas e recursais, instituído pela Lei nº 8.149 de 2004, atua na defesa e proteção dos recursos hídricos.

Além disso, ambos Conselhos Estaduais estão com editais abertos para preenchimento de vagas, para o triênio 2022/2025. O  CONERH está com as inscrições abertas para Membro Titular e Suplente dos Segmentos dos Usuários e das Associações e Entidades da Sociedade Civil Legalmente Constituídas Atuantes na Área de Recursos Hídricos. E o CONSEMA para Membro Titular e Suplente do Segmentos das Entidades Não Governamentais Ambientalistas da Sociedade Civil e do Empresariado do Estado para Composição do Plenário do Consema. As inscrições podem ser realizadas de forma presencial, Via Postal ou On-line até o dia 12 de novembro de 2021.

ACESSE AQUI O EDITAL DO CONERH 

ACESSE AQUI O EDITAL DO CONSEMA



Fonte: Assessoria de Comunicação/SEMA
Texto: Juliana Sousa 
Revisão: Adriana Moraes
Fotos: Adriana Moraes
Arte: Débora Alcântara

Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI