8/10/2021 2:34 pm

Segunda semana de Conferências para eleição dos Conselhos de Meio Ambiente e Recursos Hídricos acontece em Cururupu, Santa Helena e Maracaçumé

Aconteceu, entre os dias 5 e 7 de outubro, a segunda semana das Conferências para eleição dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O evento, que teve início na cidade de Cururupu (5), passou por Santa Helena (6) e finalizou, nesta quinta-feira (7), em Maracaçumé, foi marcado pela presença de secretários municipais, agentes jovens ambientais e da participação popular.

As conferências são uma estratégia para ampliar a visibilidade e adesão dos entes públicos, privados e sociedade civil organizada em prol de uma gestão ambiental e hídrica participativa e representativa. A programação contou com capacitações na área ambiental, contemplando os recursos hídricos, e com apresentações do Conselho Estadual de Meio Ambiente e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

De acordo com a Secretária Executiva do Conselho Estadual de Meio Ambiente e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONSEMA/CONERH), Ana Cristina Fontoura, “os Conselhos Estaduais em processo eleitoral, com ampla divulgação, só demonstram o quanto o atual Governo e a SEMA valorizam a democracia. A participação popular, o controle social, a transparência da gestão ambiental são negociáveis para nós. O oposto do que acontece no cenário nacional. Satisfação em vermos o interesse social em uma gestão compartilhada e atuante”, ressaltou.

A Superintendência de Economia Verde da SEMA também participou da semana de conferências com capacitação sobre a Política de Serviços Ambientais, abordando o Programa Maranhão Verde e o Programa Agente Jovem Ambiental, importantes Programas do Governo do Estado que promovem apoio à conservação e recuperação ambiental, a cidadania, elevação de renda da população e a inclusão social e ambiental de jovens por meio do estímulo à participação em projetos socioambientais sustentáveis.

SOBRE O CONERH

É um órgão superior do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com caráter consultivo, normativo, deliberativo, recursal e de representação para atuar na defesa e proteção dos recursos hídricos, tendo por finalidade formular, em caráter suplementar, a Política Estadual de Recursos Hídricos.

O CONERH está com edital aberto para preenchimento de vagas de Membro Titular e Suplente dos Segmentos dos Usuários e das Associações e Entidades da Sociedade Civil Legalmente Constituídas Atuantes na Área de Recursos Hídricos, para o triênio 2022/2025. As inscrições podem ser realizadas de forma presencial, Via Postal ou On-line até o dia 12 de novembro de 2021.

ACESSE O EDITAL AQUI!

SOBRE O CONSEMA

Atualmente, o CONSEMA, assim como os Conselhos Municipais, são responsáveis pelo exercício direto de princípios basilares da Política Estadual de Meio Ambiente no que diz respeito a assegurar condições de desenvolvimento do Estado, sem prejuízo para a vida humana, considerar o meio ambiente como patrimônio Público a ser necessariamente protegido, estabelecer critérios e padrões de qualidade ambiental e de uso e manejo dos recursos naturais, bem como promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino, adotando medidas voltadas à conscientização ecológica, para a defesa ambiental.

Na qualidade de órgão superior colegiado da Política Estadual de Meio Ambiente, os Conselhos Estaduais são presididos pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, e tem como Secretária Executiva a servidora Ana Cristina Fontoura.

Fonte: Assessoria de Comunicação/SEMA
Texto: Kleo Souza | Milena Soares
Revisão: Adriana Moraes | Thalia Lemos

Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI