9/09/2021 12:00 pm

Áreas Protegidas: Conheça o Parque Nacional da Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma Unidade de Conservação (UC) que foi criada com o intuito de preservar ecossistemas naturais de relevância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e o ecoturismo.

A área abrange cerca de 160.046 hectares do bioma Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão e Estreito, no centro-sul do Maranhão. O local recebeu esse nome em virtude de seus platôs, que lembram o formato de mesas de pedra, por meio de seus paredões de rocha de arenito (alguns com inscrições rupestres) formados há milhões de anos.

Além de possuir uma beleza cênica, o parque conta com florestas de buritizais, sertões e relevo de chapadas vermelhas que, juntos, compõem um conjunto fantástico de formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras. Dentre as atrações turísticas mais visitadas, podemos citar a Cachoeira São Romão, Cachoeira da Prata, Complexo Turístico de Pedra Caída e o Morro do Chapéu, que é um dos pontos mais altos da Chapada das Mesas.

Fonte: Assessoria de Comunicação/SEMA
Texto: Débora Alcântara
Revisão: Thalia Lemos
Arte: Débora Alcântara

Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI