1/05/2021 6:55 pm

Entrega de cartões para catadores é realizada na região metropolitana de São Luís

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), por meio da  Superintendência de Gestão de Resíduos, participou, neste sábado (01), da entrega dos cartões de auxílio emergencial para catadores e catadoras de resíduos sólidos da região metropolitana. A ação faz parte do Programa de Renda dos Catadores Maranhenses, sancionado, em dezembro do ano passado, pelo Governador Flávio Dino.

Os beneficiários terão direito ao valor de R$ 400,00 e poderão fazer o saque de metade do benefício e a outra parte será concedida em forma de débito para compras em supermercados, farmácias, materiais de construção e escolar. O objetivo do Programa é apoiar os catadores no enfrentamento às adversidades sociais decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

O governador Flávio Dino enfatizou que a entrega dos cartões aos catadores representa valorização de uma classe trabalhadora que presta um serviço ambiental fundamental, no que refere à reciclagem e proteção do meio ambiente.

Os catadores de resíduos sólidos atuam nas atividades cooperativas de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização de resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem e preservação do meio ambiente.

“Os catadores prestam um serviço ambiental e esse auxílio que instituímos é uma forma de apoiar esta atividade e tem, claro, nesse momento, a dimensão do combate à crise, pois sabemos da série de consequências por conta do coronavírus, no aspecto sanitário e também no socioeconômico. Com essa medida, estamos homenageando toda a classe trabalhadora; e com as inaugurações, mostrando um caminho no combate ao desemprego”, frisou o governador, na entrega dos cartões aos catadores. 

Também participaram da agenda pelo Dia do Trabalhador, o vice-governador Carlos Brandão, a Superintendente de Gestão de Resíduos da SEMA, Hayane Araújo, o Secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves, entre outras autoridades políticas, lideranças comunitárias e moradores da região.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Governo do Maranhão
Texto: Thalia Lemos
Revisão: Kleo Souza
Arte: Kleo Souza

Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI