Benefícios da moda sustentável para o meio ambiente

28/02/2022

Conheça o conceito da moda circular e seus benefícios para o meio ambiente 

Para adaptar-se ao comportamento do consumidor consciente, empresas do ramo da moda têm buscado na sustentabilidade uma alternativa para atender às exigências do seu público, oportunizando a criação de roupas com materiais amigáveis ao meio ambiente. A mudança visa alcançar uma produção em que todas as suas etapas sejam fundamentadas na preservação do meio ambiente, buscando reduzir os impactos negativos causados pelo setor têxtil.

O modelo de economia circular torna-se importante nesse processo, pois repensa todas as etapas de produção e comercialização, sendo planejado em um longo ciclo, de forma a permitir uma mudança de relacionamento da sociedade com os recursos naturais, reutilizando a matéria-prima e minimizando a geração de resíduos, baseando-se nos princípios de reduzir, reciclar, remanufaturar, reutilizar e reparar. O conceito opõe-se à economia linear, modelo em que são extraídos os recursos naturais, produzidos os bens e, ao final, ocorre o descarte dos resíduos.

Na moda, a circularidade busca, sobretudo, a garantia da longevidade das peças, reduzindo o consumo descontrolado, incentivado pelo modelo de moda rápida, e, com isso, o descarte de resíduos e os danos causados ao meio ambiente. A proposta dá possibilidade, também, para o crescimento de negócios voltados para o aluguel, revenda, conserto e reforma das peças, uma vez que a vida útil é ampliada, com a utilização de materiais recicláveis e renováveis, que priorizam o acompanhamento dos ciclos da natureza. 

Pequenas ações como customizar, reutilizar e doar podem contribuir para evitar o descarte das peças, colabore com meio ambiente e dê mais uma chance para impedir maiores danos. 

Conheça 5 benefícios para o meio ambiente da moda sustentável:

- Eliminação do uso de materiais de origem animal;

- Diminuição da poluição do ar, água e solo;

- Retorno dos resíduos para o processo de produção; 

- Menor consumo de energia e água durante a produção;

- Redução da emissão de gases poluentes.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Texto: Milena Soares
Revisão: Thalia Lemos
Arte: Carol Aquino