5/10/2020 1:38 pm

NOTA: Dia das Aves

As aves são o segundo grupo de vertebrados com a maior diversidade no Brasil, totalizando 1.903 espécies reconhecidas. Podemos encontrá-las em todos os biomas brasileiros e no ambiente marinho-costeiro, sendo a Amazônia o bioma com maior número de espécies.

O Maranhão também apresenta número diverso de espécies em razão de apresentar uma variedade de ambientes, onde se tem os biomas Amazônico, Cerrado e Caatinga, além de cobrir praticamente toda a faixa costeira com praias, manguezais, dunas e restingas.

A avifauna é extremamente necessária ao equilíbrio ecológico, pois além da sua beleza, plumagem e canto são prestadoras de serviços ambientais. Apesar de sua importância as aves brasileiras têm sofrido ameaças, principalmente através do desmatamento e a fragmentação de habitat oriundos de atividades antrópicas, especialmente aquelas relacionadas às atividades agropecuárias e a expansão urbana, além das queimadas e o tráfico de animais silvestres.

Os animais envolvidos no esquema dos traficantes de animais sofrem com maus tratos e práticas para evitar chamar a atenção da fiscalização como no caso das aves furarem os olhos para não enxergarem a luz do sol e não catarem. Apresentam uma triste estatística, onde em cada 10 animais traficados, apenas 1 chega ao destino, 9 acabam morrendo durante a captura ou transporte.

Desse modo, mesmo com a diversidade do grupo a avifauna sofre grave ameaça de extinção. De acordo com a última lista de fauna ameaçada brasileira 234 táxons são considerados ameaçados, onde 160 são endêmicos do Brasil.

Em 05 de outubro, comemora-se o dia das aves, instituído através do Decreto no 63.234, de 12 de setembro de 1968 e posteriormente o Decreto 9.675, de 03 de outubro de 2002 manteve a data comemorativa e ainda oficializou o popular sabiá (Turdus Rufiventris) como o representante simbólico da fauna ornitológica brasileira. Esse dia tem um objetivo educativo, sendo uma chance de conhecimento sobre as espécies nativas, sua proteção e preservação.

Redação: Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas 

Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Este obra está sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - Portal desenvolvido pela SEATI