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Dicas para usar o Sistema GED

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), disponibilizou diversas cartilhas ensinando como utilizar o Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED), entre ele, um Guia, com as principais Dicas para uma boa navegação.

Os sistemas GED foram desenvolvidos pensando na facilidade que levarão aos usuários, sejam internos como externos. Ele pretende dar maior celeridade na abertura de Processos na Secretaria, sendo possível, também, o acompanhamento por parte do usuário.

Para isso, o GED permite o acesso aos documentos de forma ágil e segura, normalmente, via navegador Web, podendo visualizá-los em qualquer lugar.

O acesso ao sistema, as telas de uso e as principais ações realizadas pelo usuário são apresentadas passo a passo em um manual, que pode ser obtido clicando aqui.

Há também um vídeo tutorial, explicando o passo a passo. Assista abaixo.

Sugestões de aprimoramentos, dúvidas ou reclamações, podem ser enviadas para ajuda.ged.sema.ma@sema.ma.gov.br

SOBRE O GED-SEMA

O termo GED designa, genericamente, sistemas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Gerenciador Eletrônico de Documentos ou Gestão Eletrônica de Documentos (GED).

O manual apresenta as funcionalidades de acesso externo, peticionamento eletrônico e assinatura externa do Gerenciador Eletrônico de Documentos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão – GED-SEMA.