Destaque, Notícia, Subdestaque

Conheça o Painel Interativo das Unidades de Conservação do Estado

WhatsApp Image 2019-09-27 at 18.22.49Para dar agilidade a pesquisas e proporcionar conhecimento sobre as Unidades de Conservação Estaduais, a Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas – SBAP, lançou uma ferramenta tecnológica destinada à pesquisadores, professores e demais interessados: o painel interativo das UCs.

O painel deve oferecer visibilidade às informações, antes acessadas a partir de mapas impressos. A interatividade existente no painel se situa no contexto das tecnologias da informação, como uma solução para produção e transmissão de conhecimento aplicada a dados sobre meio ambiente regional.

A oferta de informações atualizadas sobre os biomas maranhenses, organizadas sob uma estrutura tecnológica de grande alcance, reforça o papel da Sema na promoção das políticas de exploração e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

A modernização no acesso às informações é um destaque na ferramenta: “Estamos utilizando a Ciência de Dados para mudar a maneira como nos relacionamos com as informações ambientais do nosso estado. Nosso painel permite explorar, de maneira fácil e interativa, mapas, fotos e gráficos das Unidades de Conservação Estaduais do Maranhão. Esta é a primeira versão da ferramenta e contamos com o feedback dos usuários para o seu aprimoramento nas versões que estão por vir”, pontuou Eurico Noleto, Supervisor de Estudos e Projetos Aplicados à Conservação da Sema e um dos desenvolvedores do painel.

A ferramente ainda apresenta informações dividas em mapas gerais e mapas temáticos da UCs à comunidade de interesse: “O acesso a informações sobre as Unidades de Conservação Estaduais, subsidiando a formulação de políticas públicas ambientais e o fortalecimento das políticas já existentes. É Importante ressaltar que essa ação dá seguimento ao modelo de gestão desenvolvido atualmente pela Sema que preza pela modernização”, afirmou o superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas Rafael e também desenvolvedor do painel, Rafael Maciel.

A plataforma disponibilizada é somente para fins de consulta. Para mais detalhes, leia os Termos de Uso do aplicativo.

Acesse e conheça o painel interativo das Unidades de Conservação do Maranhão, clicando aqui.

Confira o Tutorial de como utilizar a plataforma:

 

 

 

 

 

Redação: Verônica Ramos

Imagem: Divulgação