16/01/2020 12:15 pm

Comercialização de caranguejo uçá é fiscalizada em São Luís

WhatsApp Image 2020-01-15 at 20.08.17Agentes da Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão – BPA realizaram nesta semana a fiscalização de diversos estabelecimentos comerciais e pontos de venda do Caranguejo Uçá.

O objetivo é combater a pesca, o transporte e o comércio irregular e ilegal do crustáceo no período de defeso.

Os períodos de reprodução da espécie, conhecido popularmente pelo nome de ‘andada’, é a época onde os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos, o que facilita a sua captura.

Para que sua reprodução seja garantida, a Sema realiza a educação aos pescadores e comerciantes desses crustáceos, como afirma o superintende de Biodiversidade da Sema, Victor Lamarão: “A secretaria se faz presente para que a espécie tenha o seu período de reprodução assegurado. O que é muito importante tanto pelo lado ecológico, como social e inclusive econômico na nossa sociedade”, pontuou.

CONSCIENTIZAÇÃO

Na ação, os agentes notaram que a maioria dos comerciantes já entendem a importância do período e obedecem, inclusive, através da declaração de estoque. Marcos Gaia, supervisor da Fiscalização da Sema, elogiou essa compreensão dos comerciantes: “Nós observamos que o pescador e os comerciantes estão mais conscientes sobre o período de defeso e respeitando esse momento de reprodução do caranguejo devido a diminuição das apreensões e da apresentação das declarações e documentações necessárias para venda, que foram verificadas junto aos comerciantes fiscalizados durante a ação da Sema, o que mostra que nossas ações de anos anteriores foram eficazes”, afirmou.

WhatsApp Image 2020-01-15 at 20.08.14AUTUAÇÃO

Foram fiscalizados os pontos de vendas dentro do Mercado do Peixe, no centro de São Luís, rotatória do coco, no Anel Viário, portos da cidade e restaurantes localizados na Avenida Litorânea. Três restaurantes foram autuados e multados por não estarem com a documentação necessária para a venda do crustáceo.

Os agentes recolheram cerca de 7,5kg de caranguejos congelados, 5kg de carne de caranguejo e quase 3kg de patinhas de caranguejo sem a documentação necessária para a comercialização.

Toda a mercadoria apreendida foi doada para o Programa “Mesa Brasil”, do Serviço Social do Comércio – SESC, que visa contribuir para a promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza através de ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização mas que ainda estão em conformidade para o consumo.

As ações de fiscalização acontecerão até o final do período de defeso, no mês de março/2020.

Confira outras imagens da ação:

Redação: Carolina Prazeres
Revisão: Thaís Andrade
Imagens: Marcos Caldas

Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI