22/11/2019 3:46 pm

Centro de Operações de Incidentes de Poluição por Óleo realizam operação em Unidades de Conservação (UC) Marinhas maranhenses

7Técnicos da Secretaria de Estado e Meio Ambiente (SEMA) participaram da Operação “Amazônia Azul: Mar Limpo é vida”, ocorrida nas Unidades de Conservação (UC) Marinhas localizadas no litoral Oeste Maranhense.

A operação aconteceu nos dias 15,16 e 17 de deste mês e foi organizada pelo Centro de Operações de Incidentes de Poluição por Óleo (COIP-MA), coordenado pela Marinha Brasileira.

As Unidades de Conservação Marinhas do Estado do Maranhão compreendem o Parque Estadual Marinho (PEM) do Parcel de Manuel Luís (criado pelo decreto nº 11.902), PEM Banco do Tarol (criado pelo Decreto 10.171 de 12 de dezembro de 2014) e o PEM Banco do Álvaro (criado pelo decreto n°10.172 d 12 de dezembro de 2014), localizado no litoral oeste distante em média a 68km (sessenta e oito quilômetros) da costa do estado.

O objetivo foi verificar registros de ocorrência de poluição por óleo, na costa oeste maranhense até aos PEMs do Parcel de Manuel Luís, Banco do Tarol e Banco do Álvaro. Além da verificação visual, o corpo de bombeiros realizou diversos mergulhos em vários pontos nas três UCs, não sendo encontrados vestígios de óleo ou derivado nos bancos de corais ou à deriva no mar.

A operação contou com a participação de servidores desta SEMA, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA), pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), militares do Batalhão de  Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros (BBS) e de militares da marinha.

SOBRE OS PEMs:

Destaca-se que o PEM do Parcel de Manuel Luís, pela sua riqueza ambiental, cultural e histórica. Já que o mesmo é considerado umas das maiores formações coralinas da América do sul com uma alta taxa de biodiversidade e um dos maiores cemitérios de navios do continente. No ano 2000 quando foi reconhecido como Sítio Ramsar – Zona úmida de importância internacional, representando neste contexto um ecossistema sensível e precioso onde se encontram um dos ambientes mais produtivos e de maior diversidade biológica do mundo. (PRATES, 2006).

O PEM Banco do Tarol é uma unidade de conservação marinha localizada ao norte do litoral ocidental maranhense, distante cerca de 90 milhas náuticas da capital do Maranhão, São Luís. Trata-se de um banco de cascalho e corais formado por carapaças soltas, sem construir cabeços, bastante extenso e raso. Emerge de uma profundidade circunjacente de 32 m para uma profundidade média de 13 m, sem ondulações significativas em toda a sua extensão. Por todo o banco é possível encontrar formações de algas calcárias e carapaças soltas, moluscos soltos e tufos de algas espalhadas sobre o cascalho de carapaças.

O PEM Banco do Álvaro é uma unidade de conservação marinha localizada ao norte do litoral ocidental maranhense, distante cerca de 130 milhas náuticas da capital do Maranhão, São Luís. Trata-se de uma área com predominância de corais e esponjas, semelhante ao PEM do Parcel de Manuel Luís. Os corais deram uma forma arredondada aos cabeços existentes na área, identificados em três grandes formações interligadas, sendo a mais extensa a que se prolonga para NE. O fundo do banco é composto por formações disformes de corais, esponjas algas, além de praias de areia calcária.

Veja outras imagens da operação na galeria abaixo:

 

 

 

Redação: Thaís Andrade
Imagens: Divulgação

Informações

Fones:

Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8909 -
Atendimento de Seg a Sex - 13h às 19h
Endereço eletrônico: ouvidoria@sema.ma.gov.br

Endereço Sede: Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-380.

Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau São Luís - Maranhão CEP: 65071-700

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Este obra está sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - Portal desenvolvido pela SEATI