Notícia

SEMA inicia capacitações para criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) inicia, dia 19 de maio, em Paulino Neves, as capacitações com municípios para criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças. Farão parte as cidades que estão dentro da Bacia: além de Paulino Neves, Barreirinhas, Tutoia, Santana do Maranhão, Anapurus, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, Santo Amaro e Primeira Cruz. 
 
Essa primeira capacitação envolve as cidades de Barreirinhas, Tutoia e Paulino Neves. O segundo bloco será Santana do Maranhão, Anapurus e Santa Quitéria; o terceiro bloco entra Urbano Santos e Belágua; já no terceiro bloco será a vez de Santo Amaro e Primeira Cruz. Participam da ocasião representantes do poder público, usuários de água e sociedade civil.  
 
Na programação serão abordados os seguintes temas: Caracterização da Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças; Descrição da situação atual da Bacia do Rio Preguiças pelos representantes dos municípios de Paulino Neves, Tutoia e Barreirinhas; Construção do conceito de Comitê de Bacia Hidrográfica com os participantes; Comitê de Bacia Hidrográfica no Contexto da Política de Recursos Hídricos. 
 
A Bacia representa 2% da área total do Estado e 135 km de extensão, uma área de 6.707,91 km, sendo formada por três rios: Preguiças (o principal e em sua maior extensão), Negro e Cangatã.