Destaque, Notícia

SEMA atuante na reunião do Comitê Diretivo da GCF em Belém

20200312_123151O secretário Rafael Ribeiro participou entre os dias 11 e 13 deste mês da reunião do Comitê Diretivo da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas – GCF, vinculado ao Fórum de Secretários de Meio Ambiente e à Câmara Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Consórcio interestadual da Amazônia Legal.

O evento foi realizado na cidade de Belém (PA) e o secretário também esteve acompanhado dos superintendentes de Planejamento e Monitoramento, Renato Foicinha e de Economia Verde, Sayd Zaidan.

Durante o encontro foram discutidos temas relevantes para a região, com destaque para a proposta de regulamentação do Art. 41 do Código Florestal; elegibilidade dos Estados para acesso a recursos de REDD+ e oportunidades de captação; coordenação e alinhamento com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) sobre Pagamento por Serviços Ambientais; REDD+ e Combate ao Desmatamento Ilegal; apresentação detalhada do andamento do estudo sobre licenciamento das quatro atividades produtivas selecionadas e de uma primeira aproximação dos principais “achados” do mapa comparativo de atividades, sistemas e requisitos, que foi considerada satisfatória pelos Estados.

20200312_201021Ainda durante o evento os representantes dos Estados do Amazonas, Maranhão Acre e Tocantins apresentaram os avanços e desafios vinculados à implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) tendo como referência o questionário elaborado para preenchimento com informações sobre a validação do CAR, em geral os problemas identificados foram as sobreposição de cadastros e insuficiente equipe de analistas.

Por fim, fora discutida a nota conceitual do Projeto intitulado: “Construindo uma Economia de Baixas Emissões”, que envolverá todos os estados amazônicos onde cada Estado deverá escolher o produto que deverá ser trabalhado considerando as iniciativas que executa e as prioridades de acordo ao seu perfil e Plano de Combate ao Desmatamento Ilegal, no caso do Maranhão, será o babaçu.

Paralelamente, o secretário aproveitou para realizar uma visita às instalações do centro gestor e operacional do sistema de proteção da Amazônia – CENSIPAM, onde foram discutidas questões relacionadas a formalização do Acordo de Cooperação Técnica com a SEMA-MA além de ações de parceria em Monitoramento ambiental com o uso de geotecnologias e sensoriamento remoto por radar.

Confira outras imagens do evento: