Destaque, Notícia

São José de Ribamar recebe oficina para construção do Plano de Ação de Educação Ambiental

WhatsApp Image 2020-02-12 at 22.08.08 (1)A cidade de São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís, recebeu nestas terça e quarta-feiras (11 e 12), a oficina para construção do Plano de Ação de Educação Ambiental do município. A oficina integra o Plano de Educação Ambiental do Maranhão elaborado de forma participativa e descentralizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), junto ao poder público, sociedade civil e empresas privadas .

Durante o primeiro dia, foram realizadas capacitações e dinâmicas a fim de introduzir os participantes às temáticas escolhidas, que, para esta oficina foram Educação Ambiental como apoio à conservação aos recursos hídricos e Educação Ambiental voltada à abordagem dos resíduos sólidos, escolhidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Segundo a Superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Laís Rêgo, se torna crucial a escolha das temáticas disponíveis pelo município, uma vez que eles são os atores das suas realidades. Para ela, “é possível tratar a educação ambiental nesse contexto, o que reforça a importância desses dois temas [recursos hídricos e resíduos sólidos] para o município, visto que tem uma questão de beleza cênica bastante peculiar, seus recursos hídricos, a produtividade de água, a Baía de São José e a importância que isso representa pra população no sentido de agregar turismo para que a população internalize a importância das belezas naturais do seu município e reforçar a importância da gestão de resíduo sólidos em um contexto metropolitano”, afirmou.

WhatsApp Image 2020-02-12 at 22.08.08No segundo dia, após as capacitações, teve início a construção das propostas para o Plano de Ação de Educação Ambiental. Os participantes foram divididos em quatro (4) equipes e cada uma delas contendo um técnico da SEMA para auxiliar na elaboração das sugestões. Durante essa etapa, os participantes deveriam identificar os problemas socioambientais encontrados no município e apresentar atividades a serem desenvolvidas como forma de solução, além de proporem possíveis parceiros para cada problema e soluções encontradas.

Para o Secretário de Meio Ambiente de São José de Ribamar, Isaac Holanda, este é o momento de envolvimento da comunidade, uma vez que a partir dessa interação, haverá a construção de um plano de ação. Como pontua: “hoje temos rumos variados e o que buscamos é um rumo certo: como é que vamos atingir as metas principais do objetivo? Eu acredito muito nesse encontro de dois dias, é pouco tempo, mas que vai ser muito proveitoso pra São José de Ribamar, pra população e para o meio ambiente”, finalizou.

A Oficina, que contou com a presença de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Municipal Agricultura, Pesca e Abastecimento, Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda, Pacto pela Paz do Araçagy, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Associação de Pescadores de Ribamar, Conselho Municipal de Saúde e BRK Ambiental, finalizou com a entrega das propostas das equipes para construção do Plano de Ação Municipal de Meio Ambiente e foi celebrada com uma trilha ecológica pela extensão do Parque Ecológico da Quinta.

Para os passos seguintes, como afirma o supervisor de Comunicação Socioambiental da SEMA, Raimundo Sousa, “é pegar todo esse processo, toda essas linhas de problemas apresentados e com suas ações, parcerias e temporalidade que foram construídas,  sistematizar na Secretaria e enviar a todos os participantes. A partir daí, os representantes do poder público municipal, que estiveram presentes nas suas diferentes secretarias, passam a ter um planejamento da temática ambiental voltada aos dois temas que eles mesmos escolheram: questão dos recursos hídricos e a questão dos resíduos sólidos”, concluiu.

SAIBA MAIS

A construção do Plano Estadual de Educação Ambiental iniciou-se em outubro de 2015 com um intenso processo de mobilização para garantir a participação de diversos setores da sociedade nos Seminários Regionais, que teve como objetivo a construção de propostas de ações que visam minimizar as diversas problemáticas ambientais identificadas nos municípios, assim como o fortalecimento da gestão ambiental local.

Os Seminários foram realizados nas 19 Unidades Regionais de Educação, sendo os 217 municípios do Estado mobilizados e convidados para participação. A realização dos seminários foi concluída em dezembro de 2016, com o último seminário na Regional de Educação de São Luís. Do total dos municípios, compareceu nos seminários para construção das propostas de ações 194 municípios o equivalente a 90%.

Confira outras imagens da ação:

Redação: Kleo Souza
Imagens: Marcos Caldas