Sema e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade tratam sobre conservação da Biodiversidade em UCs

09/08/2019

A fim de tratar sobre estratégias em conjunto no âmbito da Conservação da Biodiversidade em Unidades de Conservação (UCs) no estado do Maranhão, técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Sema se reuniram nesta quarta-feira (07), com servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Estiveram presentes na reunião, a equipe da Coordenação Regional da 4° Região do ICMBio, a equipe da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Sema, o secretário municipal de Meio Ambiente de Cururupu, Gilberto Fonseca, e a Prefeita de Cururupu, professora Rosinha.

“Hoje mais do que nunca precisamos somar esforços em todos os sentidos para conservar a biodiversidade do nosso Estado, que está cada vez mais ameaçada. Parcerias e ações conjuntas entre a Sema e o ICMBio são fundamentais para uma boa gestão, principalmente dentro de áreas protegidas, como as nossas UCs, que possuem em grande parte muita sobreposição de áreas. Tanto a Sema quanto o ICMBio possuem equipes muito boas e, juntar essas equipes, é uma forma de potencializar nossas ações e melhorar a qualidade ambiental dessas áreas e das pessoas que vivem e depende delas.” Afirmou Geison Mesquita,supervisor de Gestão de Unidades da Sema.

SOBRE AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Unidade de Conservação (UC) é a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) (Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais. São “espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei” (art. 1º, I).

Atualmente no Estado do Maranhão existem 15 UCs estaduais e 23 UCs federais, entre Unidades de Proteção Integral (Parques e Reserva Biológica) e Unidades de Uso Sustentável (APAs, Resex e RPPNs).

Imagem cedida pela Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas

Ouvidoria: (98) 3194-8911