PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

São Luís sedia Seminário Estadual de Educação Ambiental

08/06/2019

Aconteceu nos dias 6 e 7 em São Luís, o Seminário Estadual de Educação Ambiental. O evento debateu a criação de práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis, que podem ser fortalecidas por meio da educação. 

Também foram destacados os esforços do Governo do Estado para a implementação de uma Política de Preservação do Meio Ambiente, com destaque a abordagem do tema nas escolas.

O secretário de Meio Ambiente, Rafael Ribeiro, afirmou que a participação e integração da sociedade é primordial para a construção e execução das Políticas Ambientais. "Em especial para o caráter não-formal, difuso, que é a grande dificuldade que se tem em conseguir integrar as pessoas à Politica Ambiental. É um pouco complicado, porque você entra em um âmbito subjetivo e certas ações caracteristicas do dia a dia das pessoas. Acho que a avaliação das Políticas sempre é importante, em especial aos Seminários e, outra coisa extremamente necessaria é a conscietização das pessoas sobre a importância do debate. É isso que faz com que as Políticas Ambientais funcionem.
 
Para o governador Flávio Dino, o evento é uma oportunidade para dialogar com a população, neste momento em que se fala sobre flexibilização de leis ambientais e há grande avanço no desmatamento. “Precisamos reafirmar um modelo de desenvolvimento sustentável da vida, para nossa geração e para as próximas. Um seminário voltado para a educação ambiental mobiliza lideranças e cabe ao Governo do Estado acompanhar e assegurar o engajamento da nossa rede no tema”, garantiu o governador.
 

O Seminário iniciou na quinta-feira (6), reunindo membros do Ministério Público do Maranhão, Poder Judiciário, gestores, estudantes, professores, pesquisadores e ambientalistas. E contou com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, além do Tribunal de Justiça do Maranhão e do Conselho Estadual de Educação, que apresentou as Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental.
 
"Educação Ambiental é um tema que nos é muito caro, no sentido de ser importante para nós, porque envolve não apenas a preservação ambiental para hoje, mas para as gerações futuras. É um princípio basilar do Direito Ambiental, que é o principio da prevenção, da precaução. Preservar para as futuras gerações e tem que começar desde a base, desde a escola. Precisa ser trabalhado em casa, pela sociedadde civil mas, também, através da educação formal. E uma das grandes dificuldades do Estado é fazer uma educação ambiental sólida, perene, que deixe um legado, porque não adianta ir à escola fazer um evento, uma palestra e ir embora, porque isso não fica. Por isso que foi feito o Plano Estadual de Educação Ambiental no ano passado, um Plano democrático, dialógico, feito pela sociedade civil, mas também pelo Governo do Estado, aprovado pela Assembleia Legislativa e já está em vigor. Vai vigorar pelo prazo de cinco anos e nós esperamos que esse Plano seja devidamente executado nas nossas escolas, de forma transversal e interdisciplinar, para que possamos fazer uma formação sólida e básica para as futuras gerações". Afirmou o secretário de Educação, Felipe Camarão. 
 
 
Com informações da SECAP
Redação:Thaís Andrade
Imagem: Marcos Caldas

Contatos

contatos

Fones:
Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8910
Fax: (98) 3194-8911
 
Endereço eletrônico: atendimento@sema.ma.gov.br
 
Endereço Sede:
Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-380
 
Endereço Anexo:
Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-700