PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Secretário Rafael Ribeiro assina convênio com Instituto Ambiental da Amazônia

06/04/2019

Aconteceu na manhã da última sexta-feira, 05, uma reunião para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Governo do Estado e Ipam.

Para o diretor de Políticas Públicas e Planejamento Territorial do Ipam, Eugênio Pantoja, “são várias importâncias neste diálogo entre o Governo e o instituto, onde haverá um momento de estruturação para desenvolvimento de projetos sustentáveis no Estado. Esse processo envolverá ações de valorização das cadeias produtivas do Maranhão e suas potencialidades naturais". 

O objetivo é oferecer ao Estado do Maranhão suporte, na elaboração de um sistema jurisdicional de REDD+ (Redução das Emissões de gases por Desmatamento e Degradação florestal).

“A grande importância desse convênio é a possibilidade de ampliação das pesquisas, acesso a recursos para diversas medidas, principalmente de preservação do patrimônio natural e interação com pequenos produtores. Essa ação integrada vai fortalecer o Estado”, destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Rafael Ribeiro. O recurso, da ordem de R$ 1,4 milhão, será garantido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O acordo possibilitará futuras captações e financiamentos para o Estado. A medida deve beneficiar ainda a agricultura familiar, os povos indígenas e comunidades quilombolas.
 
 
SOBRE O GCF
 
 
O Maranhão faz parte do GCF desde 2015. Na Reunião Anual do GCF (Califórnia, Estados Unidos), em 2018, o Maranhão obteve aprovação de recurso no valor de 400.000 dólares para elaboração de seu projeto. Compões o grupo um total de 39 Estados e 10 países. A principal inovação desse instrumento de financiamento internacional é o pagamento por resultados ou por performance, isto é, a transferência de recursos a países em desenvolvimento baseada em resultados já alcançados.
 
 

Com informações da SECAP
Redação: Thaís Andrade
Fotografia: Marcos Caldas
 

Contatos

contatos

Fones:
Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8910
Fax: (98) 3194-8911
 
Endereço eletrônico: atendimento@sema.ma.gov.br
 
Endereço Sede:
Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-380
 
Endereço Anexo:
Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-700