PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

SEMA intensifica sistemas de previsão e alerta de enchentes e inundações da Bacia do Itapecuru

28/11/2018

A SEMA, através da Sala de Situação, subordinada à Supervisão de Investigação e Análise Laboratorial, em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil - CPRM/PI, concluiu a instalação e remanejamento dos equipamentos da Rede Hidrometeorológica Nacional, que farão parte do Sistema de Alerta de Eventos Críticos da Bacia do Rio Itapecuru. Com isso, será possível o monitoramento, à distância, dos índices pluviométricos e fluviométricos ao longo de toda Bacia para a previsão e alerta de enchentes e inundações. 
 
As instalações das telemétricas ocorreram nos municípios de Mirador, Eugenio Barros, Codó, Caxias, Coroatá, Cantanhede e Itapecuru Mirim. 
 
A Bacia Hidrográfica do Itapecuru passará a integrar o Sistema de Alerta e Eventos Críticos - SACE, que é um sistema de dados capaz de coletar, armazenar, analisar e divulgar informações das estações hidrometeorológicas via satélite. 
 
O sistema disponibiliza informações hidrológicas a cada uma hora, permitindo o desenvolvimento de previsões hidrometeorológicas, estudos interpretativos de hidrologia, mapeamento de áreas inundáveis associados a variáveis hidrológicas, bem como estudos hidrológicos de apoio à gestão territorial. 
 
“Os Sistemas de Alertas Hidrológicos possibilitam o acesso às informações de modo preventivo, com acesso à informação técnica com meses, dias ou horas de antecedência em relação aos eventos críticos. Visam à formação de políticas públicas para proteção da população possivelmente afetada por enchentes, inundações e secas”, explicou o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, Guilherme Braga.
 
De acordo com o responsável pela Sala de Situação da SEMA, Silvio Duailibe, “a inclusão no sistema permite a tomada de decisões substanciais sobre políticas e realização de ações para mitigar os riscos de inundações e secas por parte da SEMA, Defesa Civil, CPRM, outros órgãos governamentais, instituições públicas e privadas, e a sociedade civil”.

Contatos

contatos

Fones:
Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8910
Fax: (98) 3194-8911
 
Endereço Sede:
Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-380
 
Endereço Anexo:
Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-700