SEMA participa de encontro sobre manejo da Fauna Silvestre na Bahia

01/11/2018

A Secretaria de Estado do Meio ambiente e Recursos Naturais (SEMA) participou, nos dias 24 e 25 de outubro, da Reunião Regional Nordeste, sediada na Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA), na Bahia.
Na ocasião, foi abordada a importância das reuniões regionais, pois visam atender o maior número de melhorias possíveis para Gestão Estadual de Fauna em Cativeiro, visando o Aprimoramento dos Processos de Licenciamento e principalmente de Controle e Fiscalização da Fauna em cativeiro gerenciado pelo Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre (SISFAUNA).
A Supervisora de Anuência sobre Fauna da SEMA, Monielle Alencar, esteve presente no evento. “São significativas reuniões como esta, pois temos a oportunidade de participar de debates sobre diversos pontos para o sistema SISFAUNA com os estados do nordeste. Isso garante a criação de ferramentas internas e externas que monitorem e coíbam o número de fraudes em empreendimentos de todo o território brasileiro”, disse.

Principais Pontos Debatidos para o sistema SISFAUNA

Entres os pontos discutidos entres os estados, destacam-se: Gestão de Plantel – ferramentas de uso externo e interno que monitora e realiza operações de uso externo e interno, visando à atualização de dados no sistema; Gestão do empreendimento – ferramentas que irá permitir a verificação status de empreendimentos em todo território brasileiro, visando diminuir ou coibir as fraudes, controle de entrada e saída de plantel, número de espécies autorizadas para aquele empreendimento, bem como consultas em históricos de autorização de manejo, criação de fluxo e encerramento de atividades; Relatórios – Relatórios de empreendimentos autorizados no Brasil e operações de empreendimentos; Comunicação órgão-empreendedor – através de aplicação de Boletim eletrônico que já está disponível no sistema.