Participe da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

13/03/2018

O Órgão Gestor Estadual de Educação Ambiental, formado conjuntamente pelas secretarias de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e da Educação (SEDUC) convidam toda a comunidade escolar do Maranhão a participar da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltados para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. É realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental.

Cada escola construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA, que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. A escola deverá elaborar um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais pesquisados, a ser colocado em prática após o evento; divulgar o projeto; eleger um delegado ou delegada (e suplente) que deverão estar cursando os anos finais do ensino fundamental até o período da Conferência Estadual e ter entre 11 e 14 anos no período da etapa nacional da V CNIJMA; e compartilhar o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.

Conferência nas Escolas
Devem ser realizadas até 14 de abril de 2018. Fica a critério de cada escola a duração e a programação, desde que obedecidos os princípios e critérios estabelecidos no Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola. O cadastramento dos resultados da Conferência na Escola no site da Conferência deve ser realizado até dia 17 de abril de 2018.

Conferência Estadual
É uma etapa obrigatória e devem ser realizadas até 09 de maio de 2018. A Conferência Estadual é um espaço de intercâmbio que tem por objetivo aprofundar os estudos e diálogos sobre o tema da Conferência a partir da perspectiva estadual. É o momento de encontro dos delegados e delegadas eleitas (os) na conferência municipal/regional ou das escolas escolhidas pela Comissão Organizadora Estadual.

Na Conferência Estadual será realizada a eleição da delegação e de um projeto de ação escolhido do conjunto de propostas das escolas que representará o Estado na Conferência Nacional.

Conferência Nacional
A Conferência Nacional é o encontro nacional das delegações estaduais para realização oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.

Serão aproximadamente 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo país, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas.

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontecerá de 15 a 19 de junho de 2018.

*Dúvidas e mais informações acesse o site: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/