SEMA participa de Web Conferência sobre Educação Ambiental

09/02/2018

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), participou nesta quinta-feira (08/02), de web conferência, com o objetivo de mostrar os aspectos que regem a gestão da educação ambiental no Estado. O evento faz parte dos preparativos para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá em junho de 2018. Para a Superintendente de Educação Ambiental, Conceição Marques, a SEMA e a Seduc, como órgãos gestores da Política Estadual de Educação Ambiental no Maranhão, possuem um importante papel no desenvolvimento e implantação de políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento sustentável no Estado.

“A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltados para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Essas são as diretrizes que nós trabalhamos”, afirmou ela.

Estiveram presentes representantes além da SEMA e SEDUC, CAEMA, Assessoria de Gestão Ambiental da UEMA, Conselho Estadual de Educação do Estado e FONASC. Por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (UemaNet), o evento foi dirigido a professores e alunos da área de ensino pedagógico e transmitido para todos os polos da UEMA, localizados no Maranhão.

Com o tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”, os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre questões pertinentes ao uso da água, bacias hidrográficas, troca de experiências no contexto da educação ambiental, além de uma formação com as etapas da Conferência para ser realizada com alunos e professores.

“A Conferência é uma ação de Educação Ambiental que estimula processos de aprendizagens dialógicos e participativos nas escolas, com ênfase na importância da ação coletiva de elaborar pesquisas, projetos com o objetivo de discutir as questões socioambientais”, destacou o Coordenador de Temas Socioeducacionais da SEDUC, Luís Câmara Pedrosa.

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente se caracteriza como uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental. Em sua quinta edição, a Conferência é dividida em várias etapas: Conferência na Escola, Conferência Municipal/Regional, Conferência Estadual, até culminar na Conferência Nacional realizada no mês de junho de 2018.