SEMA contempla mais uma cidade com a construção de parque ambiental

08/02/2018

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) contempla mais um município com a construção de um parque ambiental. É a vez da cidade de Anapurus, com o Parque Ambiental Riacho Estrela, em unidade de conservação de mesmo nome. Nesta quinta-feira (08/02), O secretário Marcelo Coelho e a prefeita Vanderly de Sousa Monteles assinaram o termo de convênio para a execução da obra. Quadras de futebol socyte, vôlei, poliesportiva são alguns dos itens que farão parte do local.

“As áreas verdes destinadas ao lazer e contemplação, espaços preservados dentro do perímetro urbano, contribuem para o equilíbrio entre as relações da população com seu meio ambiente”, explicou o secretário Marcelo Coelho.

Ele, ainda, complementou: “além disso, essas áreas também servem como locais de pesquisas científicas, de educação ambiental e como um lugar de lazer. E é muito importante esses espaços, porque contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população”.

De acordo com a prefeita, “a relevância da unidade de conservação é de caráter salutar, nos pontos de vista ecológico e paisagístico, o que torna indispensável a sua proteção com maior vigor, a fim de preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações. O parque é imprescindível para enfatizar e unificar as normas de proteção da região, tão fragilizada, a qual já se estabelece como um patrimônio natural e acentuada significação para a sociedade anapuruense”.

Todos os parques serão construídos de forma a garantir a preservação ambiental da vegetação nativa e ecossistema natural, possibilitando também a realização de pesquisas científicas, desenvolvimento de educação e interpretação ambiental de recreação e contato com a natureza e turismo ecológico.

“Devemos incentivar a interação da população com a natureza para que desenvolvam o sentimento de proteção e cuidado pelo meio ambiente, além de favorecer o lazer e a prática de esportes para uma melhor qualidade de vida da população”, finalizou o gestor.