PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

11 de setembro: Dia Nacional do Cerrado

11/09/2017

O Brasil possui cinco áreas de grande abundância de plantas nativas, estando entre elas o bioma cerrado. No estado do Maranhão localiza-se numa região próxima da floresta Amazônica, o Cerrado do Planalto Central e as Caatingas do Nordeste, pertencendo a uma zona de transição entre a Amazônia e o Nordeste seco, chamada de zona dos cocais.
 
O Cerrado se destaca como o segundo maior bioma brasileiro, ocupando mais de 20% do território nacional, aproximadamente 203 milhões de hectares. Em extensão, entre os biomas brasileiros, o Cerrado fica atrás apenas da Amazônia e ocorre nos estados do Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Piauí e Distrito Federal.
 
No Maranhão, a maior área de cerrado fica localizada na unidade de conservação ambiental do Parque Estadual do Mirador, localizado na Região Centro-Meridional do Maranhão, com dimensão de mais de 766 mil hectares, pertencendo aos municípios de Mirador, Grajaú e São Raimundo das Mangabeiras.
 
O Parque Estadual do Mirador é extremamente importante, pois o mesmo participa da bacia hidrográfica dos Rios Itapecuru e Alpercatas, contribuindo de forma decisiva para a manutenção do seu volume hidrológico. O seu território vegetal é constituída principalmente por cerrado, cerradão e mata de galeria. 
 
O Parque encontra-se a 500 km de distância da capital São Luís, foi criado através do Decreto nº 7.641/80 de junho de 1980 e teve seus limites redefinidos pela Lei Estadual Nº 8.958 de 08 de maio de 2009. Destacam-se na sua vegetação as árvores de pequeno porte, retorcida de casca grossa, típicas do cerrado, entre elas: pau-terra, pequi, lobeira, murici, sucupira e jatobá. A mata ciliar é constituída principalmente por palmeiras de buriti. Entre as espécies da fauna, podem ser encontradas algumas ameaçadas de extinção como: urubu-rei, tatu-canastra e cachorro-do-mato-vinagre. Outras espécies importantes são: papagaios, periquitos, pedrizes, seriemas, gatos maracajás, veados cobras e tatus.

Contatos

contatos

Fones:
Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8910
Fax: (98) 3194-8911
 
Endereço Sede:
Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-380
 
Endereço Anexo:
Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-700