PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

SEMA faz estudo para identificação de feições paisagísticas no Parque Estadual de Mirador

11/09/2017

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), por meio do Laboratório de Geoprocessamento (LABGEO), realizou, no final do mês de agosto, a validação de feições para apoio a identificação de alvos no Parque Estadual de Mirador. 
 
O objetivo foi validar dados adquiridos em laboratório para a classificação de feições da cobertura do solo no Parque. Entre as feições destacam-se a tipologia vegetal, áreas de queimadas e áreas antropizadas.
 
Estas feições são resultado de um trabalho de investigação do LABGEO em escritório, com o uso de ferramentas computacionais para identificação dos diferentes alvos que recobrem a superfície terrestre na unidade de conservação em questão. 
 
No que se refere-se ao uso de dados orbitais, a identificação e classificação das principais feições paisagísticas foi realizada a partir de imagens orbitais do Sensor OLI-8, abordo do Satélite Landsat 8, nos softwares de Processamento Digital de Imagens disponíveis na Secretaria. Foram utilizadas, ainda, imagens do Sensor 2B, a bordo do Sentinel, como plano de fundo no software Trackmaker PRO e QGis 2.18, servindo como apoio ao deslocamento em todas as áreas analisadas. 
 
Foram validados 43 alvos diferentes distribuídos pelo Parque. Durante o trabalho, a equipe visitou os Postos de apoio Zé Miguel, Geraldina, Mel e Mosquito, passando nas proximidades dos Postos Aldeia e Cágados, além das comunidades Tapera, Cabaço, Porto da Cuia, Monte Alegre, Surucuju, Galheiro, Cabeceira Velha e Pindaíba. Assim, além da validação de dados orbitais, obteve-se como produto o registro das rotas entre os postos visitados, facilitando o deslocamento das equipes da Secretaria em operações futuras na área.
 
Na oportunidade, ainda, foram também validados alguns pontos com ocorrência de atividade de extração mineral no estado. Das 11 amostras pré-selecionadas, obteve-se a confirmação de 100%, reforçando assim a importância do trabalho de laboratório com a obtenção de dados orbitais a partir de imagens de satélite.

Contatos

contatos

Fones:
Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8910
Fax: (98) 3194-8911
 
Endereço Sede:
Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-380
 
Endereço Anexo:
Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-700