Destaque, Notícia

19º Fórum de Governadores Amazônia Legal inicia em São Luís.

WhatsApp Image 2019-11-27 at 12.20.26Aconteceu na manhã desta quarta-feira (27) a abertura da 19ª edição do Fórum de Governadores Amazônia Legal. O evento está acontecendo no Grand São Luís Hotel e conta com a participação de Governadores, Secretários de Meio Ambiente e técnicos dos 09 Estados que compõem a região.

A mesa de abertura foi composta pelos conselheiros dos 09 Estados e o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, discursou rapidamente e, aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância das discussões: “Todas as decisões das discussões que aqui fazemos tem repercussões no país e no mundo inteiro”, afirmou.

A secretária executiva do Consórcio, Cira Marques, abriu os trabalhos abordando o que já foi realizado até o momento, onde informou sobre os 27 projetos criados na ultima edição do Fórum: “Hoje é o dia de apresentar o planejamento estratégico que foi elaborado no ano passado com algumas diretrizes fundamentais de uma carteira de projetos. Entre as carteiras, que são constituídas desses 27 projetos, os governadores liberaram o início imediato de 11 deles. Então tá para cá, estamos fazendo um esforço de elaboração, definição de metas e estruturação mais orgânica da governança do consórcio, além da criação de certos mecanismos para que eles funcionem melhor”, informou

Entre as atividades, estão ocorrendo simultaneamente 06 (seis) reuniões das Câmaras Técnicas, GT´s além de reunião ordinária do Conselho de Administração. Cada reunião de Câmara terá uma temática específica.

A SEMA participa da agenda 02, voltada para Meio Ambiente, onde os Secretários de Estado do Meio Ambiente, técnicos, GCF e ponto focal da área estão tratando acerca de processos e procedimentos para a Câmara Setorial, no âmbito da estrutura de governança do Consórcio, além de discutirem sobre a evolução das Notas Conceituais dos 03 projetos prioritários/2019, que são: Estruturação do Mercado de Negócios e Serviços Ambientais; Integração do Zoneamentos Ecológico-Econômico da Amazônia Legal; Alinhamento de Protocolos para a Eficiência da Gestão Ambiental, em conjunto com procedimentos de regularidade ambiental.

As atividades continuam durante toda a tarde desta quarta-feira (27) e encerram amanhã, quinta-feira (28), conforme consta na programação.

SOBRE O CONSÓRCIO “AMAZÔNIA LEGAL”

A Amazônia Legal é uma área de 5.217.423 km², que corresponde a 61% do território brasileiro. Além de abrigar todo o bioma Amazônia brasileiro, ainda contém 20% do bioma Cerrado e parte do Pantanal matogrossesense. Ela engloba a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Estado do Maranhão. Apesar de sua grande extensão territorial, a região tem apenas 21.056.532 habitantes, ou seja, 12,4% da população nacional e a menor densidade demográfica do país (cerca de 4 habitantes por km²). Nos nove estados residem 55,9% da população indígena brasileira, cerca de 250 mil pessoas, segundo a FUNASA.

Outras informações, no site da Câmara dos Deputados.

Confira imagens do evento:

Redação: Thaís Andrade
Imagens: Marcos Caldas